Reverência
A morte da rainha Elizabeth 2ª é fator de unidade mundial pela obra que desenvolveu ao longo de 70 anos de um reinado agregador
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de setembro de 2022
A morte da rainha Elizabeth 2ª é fator de unidade mundial pela obra que desenvolveu ao longo de 70 anos de um reinado agregador
Luiz Geraldo Mazza
A morte da rainha Elizabeth 2ª é fator de unidade mundial pela obra que desenvolveu ao longo de 70 anos de um reinado agregador. No Brasil, o poder legislativo não foi às celebrações do 7 de setembro por seu uso eleitoral e o presidente não foi às comemorações dos 200 anos de independência no parlamento. Em meio a tudo isso, no isolamento de Bolsonaro a jogada do PDT pedindo ao TSE a saída do presidente da disputa eleitoral por haver feito campanha eleitoral com data cívica, o que apenas tumultua a conjuntura. A defesa de Lula também pretende embarcar nessa e contestar uso da data no TSE. Vai ser difícil emplacar.
IDH caiu
Em dois anos queda surpreendente do IDH brasileiro, situado no ranking em 87º lugar. Esse indicador soma fatores como escolaridade, renda e expectativa de vida e fixa a média de equilíbrio entre fatores.
Front
Brasil apareceu com 8,8 mil casos e 57 óbitos, Paraná com 354 infecções e duas mortes pela Covid. Em São Paulo, gripe faz busca por atendimento em pronto-socorro infantil subir até 24%. Isso, segundo especialistas, estaria associado à desorganização da sazonalidade do vírus. Pois em 2020 e 2021 não circulou nenhum vírus além do Sars -Cov-2.
Ruim
No Paraná, a pior banda larga da Região Sul, com velocidade média de 109,27 Mbp.
Dívida
95,8% das famílias do Paraná têm algum tipo de dívida, mas a inadimplência mais abrangente alcança número bem menor. A cesta básica cai em agosto em pelo menos 16 capitais.
Felipão
O técnico do Athletico, Felipão, bateu todos os recordes como finalista de Libertadores. A do rubro-negro é a segunda, hoje o páreo é com o Flamengo, a anterior foi com o São Paulo.
Adoçantes
O The British Medical Journal publicou nesta semana extensa pesquisa ente consumo de adoçantes e maior risco de problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. Esses achados indicam que tais aditivos alimentares não devem ser considerados uma alternativa saudável e segura ao açúcar.
Ouro na moda
14º maior produtor mundial do ouro, o Brasil tem permitido, por esquisita omissão, que a mineração ilegal, não somente na Amazônia, tenha crescido 44% em 2021. É um daqueles problemas em que se finge que não se sabe.
LEIA TAMBÉM:
O temor de véspera
Breque na economia
Petiscos suspensos
Finalmente o alerta provocado pela morte de cães levou o Ministério da Agricultura à suspensão imediata do uso em linhas de produção de dois lotes da matéria-prima propilenogricol, da empresa Tecno Clean Industrial Ltda.
Dengue
Paraná registra primeira morte por dengue no novo ano epidemiológico.
Briga
Em briga de marido e mulher não se mete a colher, mas quando se trata do presidente e de primeira-dama a coisa muda de figura. Acontece que câmera de TV captou a cena entre os dois no palanque mais eleitoral que cívico e a equipe que comanda o comitê teme repercussão negativa do episódio. É menos relevante que os apartamentos comprados com dinheiro vivo, mas pode dar caldo também.
Pesquisa
A Genial/Quaest apurou, depois do debate, Lula 44%, Bolsonaro 34% Ciro 7% e Simone 4% . Para o governo paulista Haddad 33%, Tarcísio 20%.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

