Enfim um fato novo na dinâmica institucional na reunião entre presidentes dos três poderes nesta semana e os governadores. É a chance - que até agora não houve - de um mínimo de coordenação nas ações contra o inimigo comum. Mais forte que o simbolismo tenta-se sair da inércia num momento em que crescem as demandas pela flexibilização. Embora o nível de politização, é justo esperar que as coisas comecem a rolar.

Primeiro ganho

Na condição de primeiro ganho sabe-se que o horizonte político segue paralelo em sentido adverso nas investigações em andamento em decorrência das declarações de Paulo Marinho sobre vazamento de informes da PF. O passado - aquele aviso - se incorpora ao presente no exame do vídeo da chacrinha ministerial para avaliação conjunta decorrente das denúncias de Sergio Moro. Acrescente-se que ao lado da boa expectativa no encontro com governadores há notória ansiedade relativamente ao entendimento do ministro Celso de Mello em torno da fita a que teve acesso integral e que o governo deseja fatiá-la como pizza.

Os encontros

No plano regional há também expectativa de resultados nos encontros dos líderes partidários com o presidente Ademar Traiano no propósito de mudanças nas sessões legislativas entre as quais o pleito oposicionista com alterações substanciais no sistema de votação on-line em que não faltariam a audiência das comissões temáticas como a CCJ e que se priorize matérias sobre a Covid-19.

Ranking

O Brasil superou o Reino Unido em ocorrências da Covid-19 e com 254.220 casos fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia na lista de países mais infectados. No Paraná, avanço: pretende-se testar 200 mil pessoas para a patologia em 90 dias. O potencial para encarar a pandemia é muito maior nos dois países face à sua estruturação médico-sanitária, o que não impede de sairmos bem no enfrentamento, ainda que marcado por bateção de cabeças como essa medida em São Paulo de antecipação de feriados na impossibilidade do "lockdown", sem que todos os municípios metropolitanos aderissem. Também isso se repete com os feriados para haver sentido em seus efeitos massivos.

Precatórios

Ratinho Junior pagou R$ 39,3 milhões em acordos de precatórios em favor de credores em emergência de saúde pelo novo coronavírus, numa ação coordenada da Procuradoria Geral do Estado e Poder Judiciário. Muitos desses processos estavam pendentes há mais de 20 anos. O estoque de dívidas é de R$ 6,7 bilhões e foi reduzido em 30% em apenas um ano e pagos com deságio em até 40%. No plano federal os precatórios saem regularmente em um ano e essa matéria foi até um capítulo importante da Carta de 1988.

Folclore

Emílio de Menezes viaja na zona rural com Eduardo Prado e este querendo provocá-lo apontou para uma casa de tolerância, dizendo "Ali se (Alice) se vive do amor", e o poeta replicou: "e do ar do prado também".