O Brasil está assumindo formalmente na COP26 a redução de gases do efeito estufa, inclusive as de metano em 30%, no mesmo instante em que o coordenador do fórum do clima, Osvaldo Lucon, pede demissão e que o Pantanal assiste a uma cena incrível: caminhões-pipa levando água para abastecer parte da paisagem agredida. Cerca de 19 países assumem compromisso de ruptura com uso de combustíveis fósseis. No país, de um modo geral, se repete o rodízio de água, como se dá no Paraná. Por sinal que o Brasil é o quinto maior emissor de metano, razão pela qual nossa agroindústria sofrerá inevitáveis pressões. Detalhe: o gás tem maior potencial que o CO2 para aquecer o planeta.

Máscaras

São Paulo liberará em dezembro o não uso de máscaras ao ar livre, o que já acontece nos estádios e é regra geral no Rio de Janeiro. No Paraná, o secretário Beto Preto, da Saúde, enfatiza que a máscara é de uso obrigatório por lei. Há muitas razões para cautela, entre elas o fato de sermos o terceiro estado com crescimento da Covid. A evidência da queda da pandemia está no fato de que os leitos hospitalares de Covid esvaziaram drasticamente enquanto cresce a apropriação dos leitos gerais. A Covaxin, indiana, alvo de investigações no Brasil, recebeu da OMS, Organização Mundial de Saúde, autorização para uso emergencial.

Parte do jogo

A democracia e as necessárias e fundamentais regras do jogo, como ensinava Norberto Bobbio, surgem sob formas rústicas na questão da PEC dos precatórios: para forçar sua aprovação aliados presidenciais ameaçam cortar as emendas impositivas – que obrigatoriamente devam ser pagas pelo governo - de quem não estiver a favor. Se de um lado há isso, do outro temos deputados da base e independentes pedindo mais para obras e projetos em suas bases eleitorais, Desvela-se que os precatórios federais perdem valor com risco de calote. Na Carta de 1988, a Cidadã, fez-se um grande entendimento para regular precatórios que tiveram inclusive uma CPI mista na qual Requião era o relator.

Preliminar

A prévia do PSDB entendeu que prefeitos e vices paulistas sob acusação de fraude não integrarão o colégio eleitoral para seleção do seu candidato presidencial. Enquanto isso, o MDB pode lançar pré-candidata a presidente a senadora Simone Tebet, que teve destaque na CPI da Covid.

Olho no 5G

Curitiba e mais seis capitais têm as mais amplas possibilidades de se darem bem na absorção do 5G. Leilão de 5G vai estimular cobertura do 4G no campo. Percebe-se que o agronegócio é um dos maiores beneficiários. É preciso, segundo o Ministério da Agricultura, instalar antenas em 4.400 torres já existentes e implementar outras 15.182 na cobertura do sinal no campo.

Pedágio

O governo federal adiou no dia 10 o cronograma para assinatura das estradas do Paraná. Segundo a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, os contratos só devem ser assinados no último trimestre de 2022. Assim que perderem a validade, segundo o governador Ratinho Junior, as cancelas do pedágio serão abertas. "Não ficam um segundo a mais no Paraná, tanto mal que nos causaram". O governo se prepara para administrar rodovias. Não está definido quem prestará serviços de guincho ou primeiros socorros. Os governos federal e estadual tratam dessas questões. O Corpo de Bombeiros poderá se incumbir de resgates, como já faz em estradas não concedidas. Como se vê, a transição pode se tornar um problema sério. Ficaremos um ano sem pedágios e à espera de saídas para problemas remanescentes. A bronca é antiga, permeou campanhas eleitorais e levou inclusive o Tribunal de Contas a um ato em que nega às atuais concessionárias a participação nos novos contratos, o que pode levar a pendência ao Judiciário.

Folclore

Dentro de uma semana Sergio Moro assina a ficha do Podemos de Alvaro Dias e haverá a inevitável discussão do pode ou não pode, já que uns o enxergam como herói e outros como vilão.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.