A palavra de ordem comum é a volta das aulas presenciais: em São Paulo ficou demonstrado que apenas 24% das escolas estaduais estariam preparadas, percentual que revelou falta de segurança. Segundo a APP-Sindicato, o retorno presencial no Paraná contaminou mais de 1.500 estudantes, educadores e funcionários. São 380 estudantes e 1.182 professores e funcionários. Enquanto o governo entende que a medida deveria ser adotada, o mais brevemente possível, a direção sindical acusa a inexistência de uma política de testagem em massa. Mais dez estados aderiram às aulas presenciais.

Paliativos são empregados, como o de o estado repassar R$ 8,5 milhões aos municípios para dar assistência a órfãos da Covid. Quanto aos números móveis, eles continuam caindo: no Brasil houve 558 mortes e 14.813 casos em 24 horas. Melhorou, mas não dá para baixar a guarda e convém manter os cuidados preventivos sem abrir mão do uso da máscara.

PIB

Depois de dois meses de alta na previsão do PIB, tivemos em agosto uma queda de 0,15% em relação a julho. A inflação superior a 10% é uma anomalia, segundo especialistas do Banco Central. Acredita-se, mas sem números confiáveis, numa reação nas vendas do comércio, inclusive no dia da criança especialmente em roupas e calçados. Indicador mais expressivo foi o setor de serviços crescendo 0,5% em agosto e está acima 4,6% do pré-pandemia, mas 7,1 abaixo do recorde histórico.

Ética

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, entrou em aberto conflito com os procuradores da República ao dizer que o Ministério Público fiscaliza todo mundo e não tem um código de ética. Não há um mínimo de elegância no debate e ao invés de florete as partes se deliciam com porretes. Teremos na terça (19) mais um capítulo da divergência e aguçamento da disputa.

Indiciamento

Está para sair o relatório da CPI da Covid-19 que enquadra o presidente da República em 11 crimes. Essa tipificação de delitos corre risco por falta de precisão e dificilmente fará maioria na hora do voto. O ministro Queiroga faz pouco caso e afirma que caso Prevent e o "kit Covid" seriam páginas viradas. O presidente cultua o negacionismo, recusa-se a vacinar-se e se for reinfectado voltará a valer-se do tratamento precoce e estamos conversados, tá okey?

Emagrecer, a questão

O STF, por sete votos a três, derrubou lei de 2017 que autorizava a produção e comercialização de quatro substâncias em remédios para emagrecer, declarando inconstitucional o diploma legal que liberou a venda de remédios à base de anfepramona, femproporex, mazindol e sibutramina. As três primeiras substâncias haviam sido proibidas em 2011 pela Anvisa.

Federalismo

O momento brasileiro não é adequado para cuidar do pacto federativo quando o Executivo mexe, no caso dos combustíveis, na receita dos estados membros. Como a Câmara aprovou projeto pretendendo a queda no preço da gasolina, aos estados resta ir ao STF contra a mudança. Preços, segundo observadores, continuarão em alta e desmoralizarão a todos, conforme Wellington Dias, PT, que é governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste.

Desoneração

O Congresso estuda a desoneração permanente da folha na apreciação agora da renovação dessa medida na folha de 17 setores da economia até 2026. Um grupo de 200 empresários fomenta parlamentares por uma desoneração mais ampla. Se o projeto com tinta igualitária passar será vetado pelo presidente.

Folclore

A Petrobras fez acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica} de vender 50% de sua capacidade de refino. A estatal se comprometeu a vender oito refinarias, mas esbarra em temor de interferência em preços e a previsão de que tal ocorra depois da eleição de 2022.