Costumava-se dizer que Ademir da Guia era lento quando cansamos de vê-lo salvar uma bola na linha do gol e partir para outro lado do campo e chacoalhar as redes do adversário. Visível que não era lento, mas sobretudo elegante nas passadas de bailarino. Chegou por suas artes a inspirar um dos maiores poetas brasileiros, João Cabral de Mello Neto, a ressignificar em versos as suas jogadas com o mesmo brilho desvelado nas touradas da Espanha. Fala-se agora na retomada do comércio e aponta-se que será necessariamente lenta, todavia, como no caso do craque palmeirense, pode ter o ritmo da elegância. Segundo analistas de mercado, em São Paulo há segmentos que atingiram 60% do que vendiam antes, mas a grande maioria não passa de 40%. Em estados que abriram a economia a falta de confiança (o temor do vírus e o de perder o emprego) induz compras à metade do habitual. Não há simetria nas medidas e tanto que Colombo, na Região Metropolitana, ampliou horários de shoppings e academias. Elegância no caso significa a manutenção dos cuidados preventivos para evitar que venha de novo a imposição do distanciamento na quarentena.

Previsões sombrias

Estudo prospectivo em São Paulo prevê o dobro do número de casos de Covid-19 no mês e pode saltar de 118 mil casos para entre 190 e 265 mil. De abril a maio a doença subiu 10 vezes, e só em maio, 3,6 vezes. Decisões de reabertura são criticadas por especialistas, mas na visão do governo há melhora em três critérios: ocupação de leitos de UTI, número de vagas por 100 mil habitantes e internações. Há situações surpreendentes como em Santa Catarina ao não registrar novos casos e em muitas áreas se apela ao lockdown. No Brasil são 584.016 casos e 33 mil óbitos. Um indicador chocante: uma morte por minuto. No Paraná, há mais de 300 casos por dia e tudo indica que as flexibilizações serão seguidas de endurecimento no distanciamento.

Cautelas

O STF cogita delimitar o objeto do inquérito das fake news que divide o mundo jurídico no apuro se tudo está nos parâmetros da legalidade. É possível que o relator Alexandre de Moraes se declare impedido no julgamento. Ameaças a ministros e familiares pelas redes sociais foram de tal gravidade que geraram o estranhamento e a reação, ainda que haja muita resistência à iniciativa da Corte Superior por não ser crível que denuncie e julgue.

Espectro incompleto

Manifestos não são apenas contestados por Lula, que os enxerga como de elite, mas especificamente pelos mais à direita, que adotam cuidados na aproximação. Situação está distante do clima das diretas já a que alguns a compararam. Diretas foram derrotadas no Congresso, embora levando a melhor no colégio eleitoral devido o apoio da corrente militar (Andreazza derrotado por Maluf na convenção), que deu origem à dissidência no partido oficial. Maluf bateu a candidatura militar em São Paulo também ao derrotar o banqueiro Amador Aguiar, que de amador só tinha o nome, e o profissional era o outro.

Folclore

Recaptura de 92 foragidos da prisão foi um dos efeitos inesperados na busca de cadastros para receber o auxílio emergencial de R$ 600.