Mais de uma dúzia de cidades em São Paulo deixou de cumprir medidas de isolamento. Nesses dias de "vermelho", a taxa de isolamento ficou em menos de 50%. Por sinal que no mapa da Globo estamos, paranaenses, no amarelo da estabilidade depois de semanas no "vermelho" de ascensão de casos e óbitos. Em algumas cidades, ao simples ato de protesto, houve suspensão nos rigores. Chamar isso de resistência civil seria assim conceituar o suicídio coletivo de Jim Jones. A aberta resistência foi seguida da suspensão de baladas de mais de 1.500 pessoas, o que dá bem, a medida das dificuldades de enquadramento. Para ter uma ideia do grau de refinamento tivemos o aeroporto privado de Trancoso, sul da Bahia, com superlotação de aviões de pequeno e médio portes para as festas. Difícil crer na consciência coletiva.

Conflito

Há consciência hoje no STF do perigo das decisões monocráticas e, sobretudo, do grau de insegurança que representam. Embora não seja elegante derrubar essas decisões, isso vem ocorrendo naturalmente. E agora se dá com o mais novo ministro Kassio Nunes Marques com suas restrições à Lei da FIcha Limpa, derrogando-a em parte, em liminar monocrática, como foi o do ministro Marco Aurélio de Melo pela soltura do bandidaço André do Rap. O irreparável aconteceu já que a decisão contra esse voto pelo colegiado apenas acentuou o grau de insegurança da ordem jurídica. E há ainda outra inconveniência: se for radicalizado o trato do voto monocrático a justiça se tornará mais lenta e imprecisa. Esses choques se acentuaram ainda agora com a decisão de quatro ministros de permanecerem no STF no recesso.

O grave no caso do mais novo ministro é que a lei da Ficha Limpa é resultante de projeto de iniciativa popular e, portanto, um dos atos de democracia direta.

Para trás

O Brasil anda como caranguejo. De oitava economia do mundo é agora a 13ª superado pela Austrália. Há quarenta países em que a vacinação contra a Covid-19 se encontra em pleno andamento e nós não temos nenhuma até agora sacramentada pela Anvisa. Bolsonaro diz agora ter pressa pelo imunizante depois de frisar que não dava bola para o nosso atraso. O fato é que deu embalo com suas seguidas declarações à politização, já praticada também pelo governador de São Paulo, em torno das vacinas. Vamos mal, a pandemia parece entrar em progressão geométrica enquanto os políticos geram máxima desconfiança contra a eficácia dos produtos. O presidente nega interferência na Anvisa como vive negando o mesmo em relação à Polícia Federal, investigação que caminha em ritmo brasileiro para trás.

Humor

Como anda o humor brasileiro? O ceticismo é onipresente nas tirinhas dos jornais. A marca é do pessimismo e ainda recentemente o Datafolha mostrou isso na pesquisa sobre a inflação e 72% deles têm a expectativa de que os preços irão subir na inflação que se consolida.

Folclore

Aí o vereador de Curitiba, ao saber que os preços subiam por causa da Lei da Oferta e da Procura, argumentou, em catarse, "por que não a revogamos?"

mockup