E de repente, não mais que de repente, delações de empreiteiras como a da Ecovias, reaparecem com denúncias premiadas, entregando políticos que recebiam propinas e caixa dois entre 1999 e 2014 dentre eles alguns do PSDB, PT e UNIÃO BRASIL em eleições estaduais de São Paulo. Em 2020, sob acordo, a empresa relatou as anomalias e aceitou ressarcir R$ 650 milhões. Teremos outras e se a justiça se ligar haverá esperança da sensação de bem estar que tomou conta do país com o fluxo punitivo da Lava Jato. Pelo menos a presença de Sergio Moro nas eleições lembrará aquele momento.

Queda

Segue a queda da média móvel de mortes e infecções: de domingo a segunda houve 187 óbitos e 16.958 infecções, em Curitiba 3 mortes e 343 casos e mais 3.325 casos ativos. A capital liberou máscaras ao ar livre, mas não em recinto fechado. 10 estados e DF flexibilizaram as máscaras.

Vagas

Depois das 10.467 vagas nos postos do governo na segunda-feira (14) houve o acréscimo na região metropolitana de Curitiba de mais 400 vagas para estagiários e aprendizes e no litoral com as obras de recuperação da orla há, somente aí, 300 vagas de trabalho.

Pedágio

Já se percebeu que o pedágio não será o que pretendiam os otimistas e em maio começam os estudos do novo contrato. E por enquanto estamos com as antigas pedagiadas com a pista esburacada. O DER colocou em operação um fone 0800 para atender demandas dos usuários no sentido de acusar irregularidades.

Queda

Produção industrial no Paraná caiu 5,1% e a perspectiva de aproximação com os números da pré-pandemia é vista como impossível. Medida oportuna é a de que a prefeitura de Londrina e o Sebrae fizeram parceria para ações de qualificação de 6,1 mil empresários. Entre 2022 e 2023 o município repassará R$ 600 mil ao Sebrae para esse fim.

Tarifa zero

No momento em que se discute a adoção do subsídio, como se dá em Curitiba, tivemos casos diferenciados, como o de Paranaguá, que desde ontem tem tarifa zero para o transporte coletivo, fato que há décadas se dá em Ivaiporã e também em Agudos do Sul. Tudo depende do dimensionamento do mercado. Há também casos de baixa surpreendente de tarifas como em Araucária.

Repique

O MDB, o partido que já foi de Requião e agora dele se afastou, decidiu apoiar a reeleição de Ratinho Junior. No PT, para o qual irá Requião, há gente que não o tolera, o que não é novidade ,já que há um grupo forte que não admite a aliança com Geraldo Alckmin. Lula já se disse irritado com esse tipo de aliado desagregador.

Sem Otan

Aliados da Otan entenderam que é incabível agregar a Ucrânia, hoje arrasada com os bombardeios russos que destroem as principais cidades. Kiev, apesar da resistência interna, dificilmente escapará da rendição e irá mal para a mesa de negociação onde lhe restará o ônus da reconstrução do país e de suas principais cidades hoje sem água, sem luz, sem energia.

Racha

A pressão de Bolsonaro contra o presidente da Petrobras, general Joaquim Sila e Luna, está sendo contida por militares. Aliás, é histórica a vinculação militar à estatal criada por generais como Leonidas Cardoso, pai de FHC, e Buxbaun. Isso era do tempo em que eleição do Clube Militar paralisava o Brasil.

Folclore

Discute-se muito sobre as intervenções de Bolsonaro na Polícia Federal, no Ministério Público e até, o que é visível o exagero, na Rússia e em cima da presença do seu filho na viagem àquele país. Sua intervenção na Petrobras é questionada no Tribunal de Contas da União.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.