É, para dizer o mínimo, assustadora a queda da renda média dos brasileiros: neste ano apurou-se que ela nas regiões metropolitanas é de apenas R$ 1.378, sinal claro de que caminhamos para a recessão, ainda mais com os 11 milhões de desempregados e mais de 5 milhões de desalentados que já desistiram de procurar vagas.

Despenca

Cai, cada vez mais, a média móvel de óbitos e casos novos da Covid. Curitiba, no quinto dia sem mortes, registra 133 novos casos, no Paraná 14 mortes e 1.828 casos, no Brasil 196 óbitos e 28.451 infecções entre terça e quarta. Casos da síndrome aguda de garganta (SRAG) chegam ao menor percentual da pandemia. Há alerta sobre a alta de casos com crianças.

Ambientalismo

A ministra Cármen Lúcia, do STF, aciona no momento a pauta ambiental das omissões do governo federal em 2 das 7 ações da área, mas na quarta-feira o ministro André Mendonça travou o andamento dos processos, o que já vinha sendo contestado pela Procuradoria-Geral da República, inclusive um deles apresentado pelo mesmo órgão. Por falar na Corte apurou-se que furtos de comida e itens essenciais constituem a maioria em 3.100 ações. Com a pandemia há avanço de casos do chamado princípio da insignificância. E no STJ houve decisão unânime no sentido de que a Lei Maria da Penha se aplica a violência contra mulheres trans.

Terceira via

Partidos chegaram a um consenso quanto à terceira via para um encontro em 18 de maio: participam União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania. Pelo jeito quem já está queimado é João Doria, o que vem perdendo mais espaço. Pelo jeito as pesquisas é que acabam dirigindo o processo, A última delas, a do Ipespe, mostrou Lula com 44, Bolsonaro com 30, Ciro com 9 numa lista em que não figurava Sergio Moro. Ele está a trombadas com o Podemos e embora seja do Paraná é listado pelo União Brasil em São Paulo. Não pode receber votos de Curitiba e Maringá, sua terra natal.

Abastecimento

Já houve a perda de 20 milhões de toneladas, segundo a Conab, e a previsão de grãos é de 269,3 milhões de toneladas.

Energia

Um dos maiores dramas na crise hídrica é o peso do custo das termelétricas movidas a carvão. A taxa extra incorporada à tarifa acaba no dia 16 e representa uma redução de 20%. Por sinal que isso mexe diretamente com a carestia e fatores como esse geram alta na cadeia produtiva de 15,5% no acumulado de 12 meses. Há reação como a representada pelas micro e pequenas empresas em 76% das empresas abertas no Paraná.

Dengue

Em Goiás a dengue preocupa com mais de 20 mil caso, em Santa Catarina subiu para mais de 5 mil. Aqui persiste a situação de sobe-desce com descuido na parte preventiva no combate aos criadouros do mosquito.

Mais denúncia

A Polícia Civil do Rio tem uma escuta, feita há dois anos, em que uma irmã de Adriano da Nóbrega acusa o Palácio do Planalto de oferecer cargos em troca da morte do ex-PM ligado aos Bolsonaros. Adriano morreu nas mãos da polícia que o procurava no interior da Bahia.

Folclore

A direita internacional vive o seu grande momento na França, onde Marine Le Pen está apenas cinco pontos atrás do presidente Emmanuel Macron. Em apenas um mês a vantagem caiu de 16 para 5 pontos, com o que se acredita que o ganho político de Macron com a guerra da Ucrânia se dissipou.