Institucionalmente câmara revisora, o Senado se ocupa de rever a reforma tributária porque passados os entusiasmos alguns especialistas detectaram falhas - exceções em demasia, falta de clareza acerca de crédito e subsídios - e a hora é de rever tudo. Não se trata de um segundo round entre os presidentes da Câmara Alta e da Baixa, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, mas fato corriqueiro no processo legislativo que o ministro da Fazenda, Haddad, faz tudo para acertar.

Guerra

Destaque para a primeira cirurgia em coração de criança na Ucrânia em meio à guerra. Na segunda grande guerra os aviões bombardeavam cidades germânicas enquanto as sirenes convocavam o povo pra abrigar-se nos abrigos. Terminado o ataque, voltava tudo ao normal: escolas retomavam as aulas, bancos, comércio e fábricas retomavam suas rotinas, o padeiro, por exemplo, ia entregar broas e chineques domando uma carroça ou um carro. A guerra na Ucrânia é diferente, a noção de normalidade aparente é que faz dela é mais acentuada e morre-se num teatro diferenciado. Aqui na grande guerra tínhamos o blackout para ensaiar ataques que nunca aconteceram e os ataques nacionalistas contra propriedades de senhores do Eixo, como quebrar vidros do Mueller, antes fundição, hoje shopping .

Inflação

Maior queda da inflação no mês de junho, segundo o IBGE, superou todos os avanços tímidos e vai dar novo embalo a Haddad para pressionar o BC. Como beque de espera, Campos Neto os aguarda com uma aula de economia como sempre. Lula monologa “juro tem que cair”.

O Papa

Outro dia foi a exaltação do sexo, mas com a condenação à masturbação, pois agora foi pior: o Papa indicou para o órgão que preserva a doutrina Victor Manuel Fernandes, um cara que escreveu um livro assustador para conservador, “A arte de beijar” que pode, mesmo com a elegância característica do clero, dar numa arte de levar sopapos.

Influência

Com o enorme prestígio gerado pela reforma, Arthur Lira tenta crescer na sua Alagoas onde o maior cacique é o senador Renan Calheiros, do MDB. Essa vai ser boa, já que a rixa se estende a Brasília, da escolha de ministros a apoio no Congresso.

Nicolelis

IA não é inteligência e sim marketing para explorar o trabalho. A frase é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o primeiro a publicar um artigo na capa da revista “Science”, referência no estudo da interface entre cérebro e máquina. “A mente humana resulta de milhões de anos de evolução”, diz, e conclui: “quero ver o ChatGPT sobreviver a um jogo do Palmeiras”.

Resistência

Lula já mostrou seguidas preocupações com os vetos a produtos do Mercosul por parte da União Europeia e ele resiste a um acordo por temer desequilíbrios e sanções.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA