O Executivo estava solto demais e o Legislativo, representado pelos presidentes da Câmara e Senado, expressou em sólida nota a confiabilidade no processo eleitoral brasileiro. Resta saber se Bolsonaro captou a mensagem. É melhor esse tipo de jogo do que a habitual truculência.

Preocupação

Liberadas as máscaras estamos agora com sinais de piora: pronto-socorro infantil cresce o movimento e no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, a saturação já preocupa, testes de Covid sobem de 7% para 11¨%. Tivemos 124 óbitos em 24 horas e 19.488 casos entre quarta e quinta, no Paraná 8 mortos, 2.521 casos, Curitiba 2 óbitos e 373 casos. Média móvel volta a ficar acima de cem.

Macpicanha

Pela má qualidade, o Mcdonalds tirou o macpicanha do cardápio pela intervenção do Procon. É visível que a autorregulação resolveria.

Desarranjo

Desarranjos com mexidas constantes na rede afetam o abastecimento de água como agora em Curitiba, Almirante Tamandaré e Campo Magro. A deficiência é permanente.

Chio

Constante também o chio dos servidores federais com a falta de reajuste. Agora são os auditores fiscais agropecuários em operação-padrão.

Depressão

Visível que a pandemia aumentou o registro de depressão e o temor agora é com os efeitos a longo prazo dos antidepressivos, pois a pesquisa sabe muito pouco sobre o quanto bem funcionam e como afetam a qualidade de vida dos pacientes. Está se consolidando como a patologia moderna. Há um vazio enorme a preencher.

Liga

Semifinais em início da Liga dos Campeões mostram um fato distinto: ela tem mais jogadores brasileiros do que ingleses, daí a sua importância por aqui para destacar o baixo interesse pela fase de grupos da Libertadores.

Sinal

A venda de imóveis novos foi de tal ordem que cresceu em Curitiba 12% em 2021. É algo que se repete nos grandes centros e também em Camboriú, que figura como o quarto metro quadrado mais elevado do país.

Perdendo força

A despeito do papel permanente que exercem de cobrança de direitos postergados, as manifestações de força do professorado parecem não preocupar o governo mesmo num sano eleitoral. Como a APP perde nas disputas administrativas percebe-se que ela aposta mais nos recursos judiciais em questões como a dos quadros provisórios.

O indulto

Celebrado como grande feito, o indulto a Daniel Silveira não atingiria, segundo observadores, o eleitorado que o presidente precisa conquistar e essa é a visão de muitas das lideranças do centrão.

Teste

A polarização é visível em encontros como o havido entre Bolsonaro e vereadores de todo o Brasil: alguns o chamavam de mito, mas boa parte era a favor de Lula. Numa dessas massas é que se percebe que até agora a tal de terceira vira não saiu do lugar.

Vale

Muita repercussão em torno da acusação por uma reguladora de ações do mercado dos EUA de que a Vale do Rio Doce enganou investidores sobre a segurança de suas barragens.

Folclore

A insistência de Bolsonaro em criticar as urnas eletrônicas é forte como traço de golpismo, o que levou tanto Arthur Lira como Rodrigo Pacheco pelo Congresso a se mafestarem pela integridade do nosso sistema eleitoral.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.