A Lava Jato ingressou em plano inclinado depois da carga de ataques sofridos, mas o jogo retornou ao equilíbrio com o ato do ministro Edson Fachin lhe devolvendo os dados que perdera com o pleito do Procurador da República, apoiado pelo presidente Dias Toffoli, do STF. É verdade que o ciclo punitivo não era questionado enquanto acumulava vítimas, o que era bem visto pela maioria da população não habituada ao combate sistêmico à corrupção e à impunidade. Seus adversários foram se organizando até a intervenção do Intercept Brasil, que iria denunciar seus transbordamentos e extrapolar sua interpretação transformada em campanha sistemática, o que era do agrado da classe política, a mais envolvida nas trutas reveladas.

Não se sabe até quando persistirá o equilíbrio enquanto a matéria não for apreciada pelo colegiado. O ocorrido no Conselho do Ministério Público dá ideia de acefalia no conflito entre o procurador Augusto Aras e conselheiros. A carência fatal de Aras é o fato de não ter sido eleito na lista tríplice como seus antecessores, e o conselheiro com o qual mais se bateu e que no governo Temer era, disparadamente, o primeiro da lista e seguido por Raquel Dodge, essa afinal aprovada. A Lava Jato não é majoritária no STF, mas tem forte agrupamento de apoio.

Reação

Em junho, segundo o IBGE, a indústria, puxada pelas montadoras, cresceu 8,9%, e isso dá um sinal de reação em meio a um clima recessivo. Outro setor que confirma é o do agronegócio.

Desigual

Em face da emergência, o país abriu 21 mil leitos de UTI, porém a proporção entre a rede privada e a pública é extremamente desigual, havendo ainda o risco de que parte dela seja fechada, como se dá com as unidades de campanha. O total de leitos públicos e privados passou de 45.427 em janeiro para 66.786 em junho. Temos no país 2.751.665 casos da Covid-19 (18.043 novas infecções entre domingo e segunda), 94.702 mortes (das quais 572 nas últimas 24 horas). Persiste no país a evidência de que o relaxamento com a quarentena mais cedo expõe as pessoas a mais riscos.

Vigilância

Como são sistemáticos os incêndios à beira de estradas, o que cria as pré condições para o engavetamento havido na BR-277, os especialistas da área avaliam que tipos de intervenção possam ser feitos para evitar o ocorrido, o que vai muito além de sinalizações e de alerta a partir das praças de pedágio.

Preventiva

A supressão pelo Judiciário de operações policiais no Rio de Janeiro mostrou eficiência na redução em 70% do número de mortes.

Retorno de aulas

A resistência dos professores contra a retomada das aulas não é fenômeno isolado da terra e em outras unidades federativas persiste a reação, tanto no ensino público quanto no privado.

Folclore

Onix Lorenzoni, Cidadania, admitiu caixa dois da JBS e deverá pagar R$ 189 mil de multa para encerrar investigação. Uma saída simples sem atropelo poderia servir de regra. Bastou acordo com a Procuradoria-Geral da República.