O setor mais dinâmico da economia brasileira, o de serviços, cresceu 0,9% em março, mas não assegurou o nível pré-pandemia. Há ainda um residual a cobrir.

Política de preços

A Petrobras adotou medida estratégica que vinha sendo anunciada: tirou sua política de preços da condicionante das cotações internacionais. Há aposta em ganho gradativo na luta contra a inflação e indicou queda de 0,4% na gasolina e de 0,44% no óleo diesel.

Covid

De vez em quando é bom dar uma olhada nos casos de Covid, que chegaram, nos derradeiros boletins, a 225 contaminações e 21 óbitos. Seguem normalmente as vacinações que estavam sob suspeita de fraude e que levou a PF a ouvir ontem o ex-presidente Bolsonaro sobre o tema. Por sinal que Max Guiherme Machado de Moura, assessor de Bolsonaro, confirmou, em depoimento, que emitiu certificado de vacinado sem ter se imunizado. Ele foi preso em operação que teve o ex-presidente como alvo de buscas.

Operações

Entre operações relevantes há uma voltada para uma gangue que falsificava notas fiscais no Paraná e em mais três unidades federativas.

2.795 condenados

Até agora foram formalizadas pelo STF 2.795 sentenças condenatórias de golpistas envolvidos nas badernas de 8 de janeiro na Capital Federal.

Cota feminina

Nenhum partido político brasileiro respeita a cota feminina e essa anomalia está entre as que devem ser perdoadas pela PEC da anistia a despeito das intensas homenagens do mês às mulheres. O referencial foi criado há 30 anos e serviu até de fator de chantagem interna com as candidaturas "laranjas".

Blindagem

Lula já decidiu tornar tanto o Bolsa-Família e o salário mínimo sob blindagem e acima da inflação em relação ao arcabouço.

Carro popular

Testes de desempenho e consumo feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia em parceria com a Folha de S.Paulo apontaram como interessados na retomada de carros populares os modelos Renault Kwid, Fiat Mobi e Citroen C3.

PGR mudou

Augusto Aras, PGR, defendeu arquivamento de ações contra Bolsonaro, mas agora, sob a gestão Lula, trocou de posição e apoia investigações.

Pioneiro

Brasil pode ser pioneiro na corrida global para regular Inteligência Artificial. Quem tomou a iniciativa foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com um projeto de lei instituindo o marco legal da IA, (inteligência artificial).

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA