O setor de serviços é no caso brasileiro o que garante maior número de empregos, mas revelou recuo em outubro de menos 1,2% o que já acontecera em setembro. Felizmente no acumulado de doze meses registra 8,2% positivos. Não há ainda sinal de recessão, embora no momento as perspectivas nada tenham de alentadoras.

Pandemia

Entre domingo e segunda tivemos 39 óbitos, 1.865 infecções em 24 horas em escala nacional. No Paraná, três mortes e 859 casos, Curitiba um óbito e 46 novos casos. É uma tendência animadora indicando que as medidas profiláticas são corretas. Há ainda trombadas entre o governo federal e os estaduais e municipais como a questão do passaporte de vacinas contra o qual a Advocacia Geral da União ingressou no STF. Apurou-se que o Ômicron pode gerar mais reinfecção do que a variante delta. A Anvisa cobra passaporte da vacina em aeroportos e fronteiras.

Racismo

Um estudo recente apurou que 83% dos mortos em ações policiais no Rio de Janeiro são negros ou pardos, fato que expõe de maneira bem clara o que chamam de racismo estrutural.

Homenagem

A rua Prudente de Moraes na Capital até 23 de dezembro homenageará o autor Harry Potter em meio às promoções natalinas. Por sinal que a Polícia Militar tem programa específico para as festas natalinas e de fim de ano no Paraná, dentre elas a do verão do litoral.

Silêncio

O presidente da Câmara, Arthur Lira, desprezou a Lei de Acesso à Informação rejeitando pedido formal para divulgar o nome dos deputados que votaram na PEC dos Precatórios e que passou por quatro votos. O manobrismo adotado tem gerado tensões entre Câmara e Senado. O STF iniciou ontem a avaliação daquela decisão que proibia o orçamento secreto e especialmente as emendas do relator.

CPI

Tudo o que diz respeito à CPI da Covid está amarrado: suas denúncias e propostas travam, a um só tempo, no Congresso e especialmente na Procuradoria Geral da República. Senador Renan Calheiros culpa a presidência da Câmara Alta pelo atraso e a acusa de dar prioridade a pautas do governo Bolsonaro.

Briga

A luta pelas vagas no Tribunal de Contas da União é predominantemente uma causa de senadores - dentre eles Antonio Anastasia, Fernando Bezerra e Katia Abreu - mas que diz respeito também aos suplentes que ocupariam tais vagas. A disputa é acirradíssima.

Anulações

Ações contra o ex presidente Michel Temer e o senador José Serra foram tidas como anuladas pela Procuradoria Geral da República, embora sem julgamento pelo STF. O clima confuso, o racha entre poderes, facilita essas questões que não foram levadas ao colegiado e que a PGR sequer recorreu.

Estufa

A ONU informou que nas geleiras a temperatura teria chegado a incríveis 38 graus centígrados, o absoluto recorde de todos os tempos.

Caravana

Ministro Anderson Torres , da Justiça, e chefes das três corporações policiais foram ao ministro Paulo Guedes, da Economia, pedir reajuste salarial. É do interesse de Bolsonaro, mas já se apurou que um aumento de 5% para todas as categorias teria um impacto de R$ 15 bi ou RS 3 bi a cada 1% de aumento.

Folclore

A Embrapa apurou que vacas bravas emitem 40% mais gás metano e produzem menos leite. A pecuária entrou para valer na lista dos setores mais checados quando se trata de redução do gás metano, depois de o país ter assinado o Compromisso Global do Metano na COP26.