A recessão, pelo apurado no terceiro trimestre com 7,7% em vez dos 8,3% esperados pelo governo, tem cura pelo menos mais rápida do que a pandemia, que alcança o furor com 3 mil mortos em 24 horas nos EUA e provoca medidas no Brasil de maior rigidez com o toque de recolher. Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, empenhado em sua reeleição vê no resultado do PIB a desorganização do governo.

Para a Covid a esperança da vacina, para a crise brasileira a pauta é a reeleição tanto da Câmara como do Senado com os parlamentares divididos e o Judiciário ligado justamente na questão política, que não parece constar de suas prerrogativas.

Angústia

Mais de 120 pessoas na espera de enfermaria e UTI em Curitiba e Região Metropolitana expõe o maior dos problemas com a Covid-19. A pressão da demanda mostra a gravidade do quadro e nele o toque de recolher, acoplado em multas pesadas e numa reunião de Estado Maior entre o governador, prefeitos para uma ação unívoca é evidência de colapso. Curitiba: 1.205 casos e 17 óbitos; Paraná 285 mil casos, Brasil 698 mortes em 24 horas.

Inflação

Dólar em queda, mas inflação inflexível: mais 5% no gás de cozinha que neste ano já subiu 22%, um pouco menos do que o acumulado em aluguéis em 25%. Um sinal bom é o aumento de 7,6 no consumo das famílias. Governo está adiantando que a recuperação do PIB, que poderá ter ritmo menor no último trimestre, dispensará o auxílio emergencial.

Confronto

A autonomia universitária novamente como bandeira com os reitores reagindo à ideia do Ministério da Educação de restabelecer aulas presenciais em janeiro. O vice-presidente Mourão ironiza: para ir aos bares tudo bem, à aula não. O Ministério Público recomenda a suspensão do PSS para os professores. Ponto para a APP contra o governo.

Licitação

Num jogo de palavras licitação é ação lícita, mas justamente nela é que se descobrem as patologias. Gaeco aciona esquema de chuncho no Paraná, São Paulo e Santa Catarina em licitações acertadas em 70 cidades num rombo de R$ 10 milhões. Centenas de mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Acordo

Um acordo é melhor que uma demanda: o projeto de Ratinho Júnior que aumentava o ICMS de bebidas gaseificadas (refrigerantes, cerveja sem álcool, isotônico) foi retirado em acordo entre empresários do setor e governo. O aumento da alíquota de 18% para 29% vai ser substituído por uma campanha educativa para diminuir consumo de açúcar.

Folclore

A ideia de captar água na represa Capívari-Cachoeira, criticada por causa da distância, para atender o consumo da Grande Curitiba, é tida como mais econômica do que buscá-la num dos planetas, o que é incontestável.