O governo ameaçou endurecer com os médicos peritos diante da sua resistência em reassumir postos no INSS em função de vistoria considerada insuficiente para prevenir contágios. A fala grossa, intimidativa, foi inútil e a categoria se mantém unida, e pior é a situação de aposentados e pensionistas, que não mais suportam idas e vindas aos postos que não os atendem.

17 candidatos

Aconteceu o que era previsto: o maior número até hoje de candidatos a prefeito em Curitiba, 17, dos quais seis mulheres. Perspectivas amplas para o prefeito Rafael Greca, que todavia corre o risco de trombar com o jovem Goura, a quem já chamou de agourento. De fato, se há alguém que, pelo discurso intelectualizado e ousado, pode afrontá-lo é justamente ele. Mas há ainda o Fernando Francischini, um dos mais fortes do bolsonarismo. João Guilherme Moraes tem o apoio aberto de Ney Leprevost, que preferiu voltar ao secretariado do que concorrer: se transferir parte do seu eleitorado faz do postulante do Novo um habilitado. Boa disputa tem tudo para se dar em Londrina pelo número de habilitados como Tiago Amaral, Marcelo Belinati, Filipe Barros e Boca Aberta.

Polo tecnológico

A Sercomtel sempre se constituiu num fator de polarização tecnológica para Londrina, uma de suas características mais fortes. E o Fundo Bordeaux, sócio majoritário da telefônica, persegue um dos objetivos estratégicos da sua função polarizadora, ora privatizada. Continua em Londrina, mas o futuro dos funcionários é incerto. Agora está iniciada a transição.

Parques e trilhas

Restabelecido o rigor das medidas preventivas, está proibido neste fim de semana o acesso a parques de montanha e trilhas. Essa troca de orientação decorre das estatísticas de casos de Covid-19 e de mortes. Em Israel, por exemplo, foi adotado o "lockdow" diante do acirramento das ocorrências.

Parabéns

O presidente afirma que merecemos parabéns pela forma como enfrentamos, a um só tempo, a pandemia e a questão dos incêndios florestais. O otimismo não abranda o impacto das devastadoras situações vividas, mas é aceito pelo seu público e reafirmado nas redes sociais.

Depoimento

A decisão de submeter a questão do depoimento de Bolsonaro ao colegiado do STF é uma tímida reação ao voto monocrático ou situação polêmica vista no parecer do ministro Celso de Mello, no momento em licença médica. Quem a encampou foi Marco Aurélio, um dos que assinalam votos mais divergentes nas decisões de plenário.

Folclore

O voto monocrático é dominante nos pronunciamentos do STF, ocupando mais de 80% das decisões, mas nunca foi tão discutido como solução imprópria nas pendências de agora. A questão do auxílio moradia, em meio a uma campanha contra o penduricalho, rendeu uma decisão monocrática do ministro Luiz Fux, predominante durante muito tempo, para sua vigência.