Governadores e prefeitos assumem uma postura forte no momento brasileiro ao lado também do Congresso, que optou pelo diálogo direto com ministros e técnicos, aí sobretudo o respaldo da ciência. Há, portanto, um Executivo isolado e isso mexe especialmente com a ala ideológica do governo, que atende os pitacos de Olavo de Carvalho e que aparecem na raiz da tese da quarentena seletiva e do estímulo à economia. O presidente mantem provocações como a de alegar a condição de "atleta" para a imunidade (chega a 25 o número de infectados do seu entorno), chamar a covid-19 de gripezinha e argumentar que brasileiro mergulha em esgoto e nada lhe acontece. Enquanto isso, a Fiocruz revela que o número de hospitalizações por problemas respiratórios é dez vezes maior do que a média de anos anteriores.

Economia no Paraná

Em entrevista à CNN, Ratinho Junior, defensor do isolamento, cita a movimentação do porto de Paranaguá como evidência de que a economia funciona, na qual justamente o setor dos transportes vai bem, da mesma forma que atividades industriais.

Bancos recuam

Depois de a Febraban anunciar que as cinco maiores instituições do país estavam abertas para prorrogar por dois meses o vencimento de dívidas empresariais, executivos e proprietários de diversos portes alegam que os bancos elevaram juros em todas as operações. Aí também, como em tudo, mais lenha na fogueira dos debates.

Exemplo

Na crise, os exemplos de criatividade: dos lojistas que apostam no delivery nos artigos de Páscoa (em São Paulo bombou o segmento alimentar), aconteceu ainda no atendimento de restaurantes e lanchonetes de estrada e também no plano das instituições com a Câmara Municipal de Londrina transferindo, como fez a Assembleia, o fundo de reforma do prédio de R$ 20 milhões para investir no combate ao coronavírus. É o impulso de solidariedade em pleno andamento.

Cintilações racionais

Não é fácil sustentar a ordem jurídica em meio à calamidade porque a restrição aos direitos é a regra dominante, começando pela prerrogativa de ir e vir, mas tivemos uma cintilação do que é possível com a suspensão pelo STF de MP de Bolsonaro que restringe acesso à informação. Claro que também vai dar debate.

Pornô na moda

Aumentou bastante a busca pelo pornô nos filmes adultos em função da pandemia, mas as gravações na área se reduziram com adesão de atores às cautelas sanitárias. Em meio aos fetiches haja estórias de enfermeiras devidamente mascaradas e entre as esfregações com álcool gel um alerta em favor da prevenção.

Folclore

Cecílio Rego Almeida em guerra com Alvaro Dias por causa da Usina de Segredo pediu ao tipo popular, Alvino Cruz, o Esmaga, para que falasse mal do governo e lhe deu 200 dólares. Esmaga, conflitado, perguntou como ficava a questão ética porque o governador também o "armava" com uma graninha.