Graças ao Censo, sabe-se que no Brasil existem 1,32 milhão de quilombolas, dos quais mais de sete mil no Paraná, dentre eles o ponta de lança ex-Londrina e Coritiba, hoje no Feynoord, campeão holandês, Igor Paixão. Segundo uma versão da imprensa paranaense, essa a trajetória do craque generoso.

No espaço

Pode ser que no espaço as potências se entendam: a Nasa perdeu contacto com a estação espacial pela primeira vez e está pedindo apoio à Rússia.

Sofrimento

Às vezes parece tudo distante, mas o fato é que o Paraná figura no Brasil em quinto lugar na relação de casas afetadas por acidentes naturais.

Contra a Copel

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União acaba de pedir a suspensão da venda de ações da Copel. Tranca na privatização.

Emprego

Estamos com a média de 8% de desemprego. E isso está se dando no segundo trimestre, o que é um recorde em oito anos. Em junho o Brasil abriu mais de 157 mil empregos com carteira assinada. Londrina fez o melhor saldo do interior, com 4.580 vagas, atrás apenas de Curitiba, com 9.767 postos. De cada dez empregos, quase seis, no primeiro semestre, foram gerados no setor de serviços.

Dívida

Mais recente levantamento mostrou que a dívida pública chega a 73,6% do PIB. Vivemos, como se vê, no fio da navalha.

Racista, ué

Pesquisa da Ipec mostrou que brasileiros consideram o país racista, mas negam a prática na velha acomodação contraditória. A maioria da população, 81%, concorda que há racismo, mas só 12% dizem ter atitudes discriminatórias.

Gastos

No semestre, Bolsonaro recebeu via Pix R$ 17,2 milhões. O Coaf admite que pode haver aí grana da vaquinha para pagar multas por falta de máscaras na pandemia. Também o Coaf apontou movimentações atípicas do ajudante de ordens, Mauro Cid, que despendeu 1,8 milhão entre julho de 2022 e janeiro deste ano. Também teria enviado para os EUA, onde estava com o presidente, R$ 367 mil.

Aécio

Justiça manteve a absolvição do deputado federal Aécio Neves no caso da acusação de fraude e corrupção na JBS.

Ajustando contas

A Americanas acaba de botar na rua 14 mil funcionários para tentar ajuste de contas.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA