Questões pertinentes

A associação entre justiça e segurança, expressa em dimensão ministerial, foi primeiramente testada nos estados. O exemplo está na transferência da questão penitenciária para o campo da segurança, quando se tornaram rotina os amotinamentos como esse da semana passada em Londrina. É que a visão de um cenário - o das penitenciárias e delegacias distritais tomadas por facções do crime organizado - obrigou a esse ajuste mais consentâneo com essa nova realidade.

Virou rotina também ao fim dessas rebeliões, algumas com muitos mortos como a de Cascavel, esse ritual de transferência dos presos, e muitos deles com essa reivindicação na pauta dos rebelados. No episódio de Londrina as exigências de oito detentos tiveram atendimento, depois de seis horas de tensa negociação, e o evento revelou a ausência de segurança que facilitou o sequestro do agente penitenciário. Um agente sozinho não pode fazer a liberação de um cubículo com oito presos. Essa desigualdade de forças, tanto aí como nas delegacias lotadas, reclama pela revisão urgente dessa política.

Um selo problemático

Com seu padrão na indústria da hospitalidade, Londrina ganhou o selo, ao lado de Curitiba e Foz do Iguaçu, de área prioritária de turismo. Embora a vocação se revele para o turismo de negócios, a cidade não pode ter deficiências como as reveladas no campo das competições esportivas, como se dá com o atraso das obras do Moringão, cuja ausência desfalca pelo menos dez competições e isso só no primeiro semestre. O selo não é só para exibição, mas sim para dotar a cidade de um máximo de eficiência nos seus eventos, quer sejam culturais ou desportivos.

Censura zero

Pragmáticos encaram os problemas da censura, da corrupção e da inflação com uma visão utilitária e cínica. Recomendam por exemplo que um pouco de censura, de corrupção e de inflação ajuda a temperar a realidade e acomodar conflitos. Vê-se essa saída debochada na forma como exploram as revelações do The Intercept, atribuindo-lhes dimensão despropositada e mal menor do que o varejo da corrupção que tomou conta do país. Nos ataques à Lava Jato se capta esse sentido: o de que uma certa medida de corrupção é inevitável e até ajudaria a prosperidade. Canalhice não tem limite.

20 anos de Momo

Houve sempre má vontade com o carnaval curitibano, alvo até de piadas. Mas há mais de duas décadas fizemos com muita imaginação e criatividade um pré carnaval, aquele dos Garibaldis e Sacis, mais generoso do que o tríduo formal.

Iniciativa de gente disposta e que subverteu padrões comportamentais e ganhou apoio para fins de segurança do governo municipal.

Trabalho provisório

37 mil vagas de trabalho temporário no ano passado (em 2018 houve 32,4 mil) foram geradas nos últimos meses e agora se acredita que pelo menos 15% dessa massa obreira seja efetivada.

Descontos em folha

Já houve pelo menos uma ameaça da parte do governo, em passado distante em meio a uma contenda com a APP dos professores, em não fazer descontos em folha de pagamento, e ontem o Ministério Público do Trabalho fez audiência para tratar do decreto do governo estadual que obriga o recadastramento para a manutenção do serviço. Aí se incluem sindicatos e associações. Antes cadastrar do que castrar.

Folclore

É apropriado, depois de tudo que vivemos, concluir que encontros entre políticos e empresários geram mais presunção de culpa do que de inocência.