Rituais jurídicos são, às vezes, mais uma questão de fundo do que de forma. Desde o início havia o alertamento quanto ao desvio da iniciativa do STF no caso das fake news. A forma como o presidente do STF, Dias Toffoli, e Alexandre Moraes reagiram à carga do gabinete do ódio foi duramente criticada pelo entendimento de que tal iniciativa, a de abrir o inquérito, deveria ser da PGR. Agora, depois das operações de busca e apreensão, a questão é novamente levantada com o pleito de suspender a investigação.

Como dizia o filósofo Ernani Reichmann, "descolorir a realidade para torná-la jurídica" está nesse empenho em que ora ingressamos e com os poderes, agindo sob ameaça e em clima beligerante, dificilmente recuperaremos o equilíbrio. O país quebrado, açoitado pelo flagelo da pandemia com mais de 25 mil mortos e 12,8 milhões de desempregados, parece não ser levado em conta. Quem imaginar uma saída harmônica certamente estará mal informado.

Desmatamento

Além da devastação amazônica, a voltada contra a mata atlântica cresceu 27% no primeiro ano de Bolsonaro. A devastação de 14.502 hectares se concentra na Bahia e Minas, limites com o cerrado, e no Paraná, com aumento respectivamente de 78%, 47% e 35% na destruição.

Lá e aqui

Mídias sociais são um dos fundamentos do bolsonarismo e isso desde a eleição (a fragilidade da oposição nesse particular é espantosa, como se viu claramente no processo eleitoral), daí o pânico nas suas bases com a investida do STF.

Nos EUA, Trump ameaçou fechar redes sociais um dia depois do Twitter advertir verificação de fatos a alguns dos seus tuítes. Acomodar-se a essas realidades não está fácil. Se lá a coisa é grave, imagine-se aqui na terra de Macunaíma, o herói sem caráter.

Brilhante no lixo

A bolsa perdida na rua com mais de mil reais e devolvida ao dono por Antonio Alves de Souza em Londrina e a saga de José João da Silva, há 20 dias à procura da dona de R$ 200 deixado em caixa eletrônico também na mesma cidade, soam como brilhante em meio ao lixo dos nossos dias como exemplos de honestidade e honra.

Perdas

O que o Paraná tinha ganho em um ano - 55 mil postos de trabalho - perdeu apenas em um mês, abril, deste ano. São Paulo perdeu 260 mil, Minas quase 90 mil (88.298), Rio 83.626, Rio Grande do Sul 83.626, Santa Catarina 73.111. É o Brasil descendo a ladeira.

Folclore

Anos quarenta, quando geava quase todos os dias em Curitiba. Um homem comum acha um anel de advogado, um chuveiro, e vai até o jornal "Gazeta do Povo" colocar a joia para o seu legítimo proprietário e espantado com a repercussão do seu gesto cumprimenta a todos na rua expondo a sua felicidade. Aí passou pela rua XV onde figuras tradicionais se reuniam e cumprimentou-os como se tentasse partilhar sua felicidade. Afinal - perguntou um deles - quem é essa figura? Veio a resposta: vi qualquer coisa no jornal e parece que está envolvido num caso de um anel de advogado.