Partiu do presidente e de seus aliados a pressão para que o Ministério da Saúde suspendesse a vacinação de adolescentes, o que não conta com o aval da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas de qualquer forma interfere no processo. Esses tipos de interferência evitam a unidade das ações e insistem em criar visão negativa da campanha. No Paraná já há mais de 12 milhões de vacinados. No Brasil houve ligeira alteração na média móvel, que voltou a registrar mais de quinhentos óbitos, o que vinha ocorrendo há várias semanas. Entre quarta e quinta tivemos 643 mortes e 35.128 infecções, a capital aparece com 18 óbitos e 352 casos. O fato mais importante, traumático, foi a suspensão da vacina para adolescentes que surpreendeu gestores do SUS, da Anvisa e a equipe secretarial de Marcelo Queiroga. Um dos motivos teria sido a morte de adolescente depois de vacinada, negada a relação causal de um fato e outro por especialistas. Desde o começo da pandemia têm sido comuns interferências do gênero, enquanto já anunciam a volta das aulas presenciais dia 27 na rede municipal de Curitiba.

A vacinação foi interrompida em Belo Horizonte, Belém. Curitiba, Maceió, Natal e Salvador. O PNI, Plano Nacional de Imunização, se mostra desconectado, mas sensível a essas informações.

5G puro

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, declarou que São Paulo e algumas cidades terão redes 5G standalone -que independem da arquitetura do 4G - operando até o fim do ano. Leilão da tecnologia ocorre no dia 21 ou 24 de outubro e deve garantir 5G em 8 mil localidades do país.

Veto

Um dos vetos mais comentados do Código Eleitoral é a limitação do uso das pesquisas nas eleições num momento em que o Datafolha mostra a queda livre de Bolsonaro, depois da arregimentação do dia 7, índice de ruim ou péssimo chegou a 53% (em julho estava em 51%) o visto como bom ou ótimo por 22% (a anterior era de 24%). O fato é que o estilo populista - motociatas, o papo com grupelhos em Brasília, depois realimentado nas redes sociais - e principalmente a dimensão da mobilização havida que, cá entre nós, abafa a força da sondagem da opinião pública. Se as respostas da oposição continuarem mostrando a maior força do governo não há pesquisa, por mais sério que seja o instituto, que convença.

Burrice ilimitada

O PT espalha nas redes sociais a versão de que a facada sofrida por Bolsonaro tenha sido um falso atentado. Isso é dito em uma hora e 44 minutos de documentário lançado no sábado (11) pelo site Brasil 247. Como se, vê a burrice é ilimitada.

Precarização

Depois de o STF negar apoio ao aumento salarial de servidores de Curitiba , tivemos o ato do Tribunal de Justiça de SP cortando reajuste dado a servidores pelos juízes do próprio tribunal. A medida se consumou na exoneração de 16 funcionários em cargos em comissão. A negativa se baseou na inexistência de orçamento para remunerá-los.

Pacheco

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, está se revelando uma figura forte em ações liberais como a de devolver a MP que protegia as fake news. Está agora pondo em dúvida uma votação a jato para o Código Eleitoral valer já o ano que vem. Muitos o veem como capaz de configurar a terceira força, o que é bem melhor do que tentar compará-lo com o Pacheco do escritor português.

Folclore

De janeiro a agosto a Receita Federal fez 17 apreensões de cocaína nos portos do Paraná, mas o total de 3 toneladas é inferior em uma tonelada ao capturado no ano passado. A anomalia é rotineira e a droga tem poder de comodity.