Ao contrário do jargão popular – o quem cala consente -, quem cala juridicamente não consente e não favorece a CPI. O governo sabe que Pazuello pode criar mais problemas do que os até aqui acumulados e vai blindá-lo com o silêncio. Aí quem entram em tic tic nervoso é Renan Calheiros e a oposição. A jurisprudência é clássica e pode ser invocada mesmo que passe a ser investigado. Resta a saída de enquadrá-lo pelas ações e omissões. Não bastasse isso Bolsonaro ataca a CPI e tira sarro da oposição e, como o filho mais velho, chama Renan de vagabundo. Da euforia a oposição fica deprê e seu relatório, por mais candente, não a fortalece e nem garante vitória, lá no início imaginada. O Datafolha revela a queda de Bolsonaro e sua responsabilidade é visível na pandemia, mas isso não garante coisa alguma.

Butantan para

Sem insumos básicos, o Butantan se vê obrigado a parar a produção da Coronavac. Há esperança de que o material seja reposto, ficando visível que os chineses usam o fato como resposta às provocações do presidente. É sutileza demais para responder grosserias. Diante do aumento de casos, que mal é compensado pela redução das mortes, Ratinho Junior cogita de restrições de caráter mais agudo onde os números indicarem. No país tivemos mais 2.383 mortes entre quarta e quinta, mais 75.141 infecções em 24 horas. O total é 432 mil mortes e 15,5 milhões de casos. Em 15 estados, em 2021 há mais casos e mortes do que no ano passado. Além disso vemos o governo perder e mandar incinerar milhões de testes PCR.

Pedágio

Apesar do intenso movimento pela nova contratação do pedágio, há quem deseje puni-las pelo que já fizeram. Entre os fatos apurados pela Lava Jato há questões pendentes não atendidas, razão pela qual os deputados estaduais Arilson Chiorato e Requião Filho entraram com ação popular pedindo ressarcimento de R$ 10 bi por recebimentos ilegais, tudo devidamente embasado em levantamento da agência reguladora.

Há manifesta má vontade com as atuais concessionárias e tanto que a Frente Parlamentar do Pedágio não quer admiti-las nos novos contratos, mas algumas delas foram vitoriosas nos últimos leilões.

Voto impresso

O voto impresso já passou na CCJ e está fazendo prosélitos, entre os quais o presidente da Câmara, Arthur Lira. Há resistência entre magistrados como a do presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, que teme a judicialização. Roberto Requião foi um dos primeiros a levantar o tema polêmico da auditagem.

PIB animador

No trimestre deu 2,3% de PIB, o que animou observadores, apesar da queda acentuada no setor de serviços com 8% de redução acumulada nos 12 meses.

Folclore

O STF impôs duas derrotas ao governo: o caso do ICMS e a obrigatoriedade de realizar o Censo Demográfico em 2022. A ausência desse instrumento é, ao mesmo tempo, falta grave de senso e também de censo.