O tombo de quatro do PIB está provocando pânico: uns dizem que a queda de 4,% é o fecho de mais uma década perdida, a maior em 120 anos, que tirou, pra começo de conversa, o Brasil da lista das dez maiores economias do mundo. Numa conjuntura sanitária como a que estamos vivenciando (terça tivemos quase 1.800 mortes pela Covid) é dose pra mamute. E olhe lá se não houvesse uma reação do último quadrimestre seria pior.

Pergunta-se quem irá investir no Brasil com esse quadro tão negativo? Esse furor pessimista pode baixar com o fluir do tempo, mas o chio é pura descompressão, e procurar o analista, aquele do sofá, não clareia nada.

A perda puxada pelo setor de serviços encontrou fato positivo apenas nos dois pontos da agropecuária. No varejo, o Brasil perdeu 75,2 mil unidades, o Paraná 5,1 mil. Com as regras de isolamento social, impostas pela ascensão da pandemia, não é fácil ver luz no fim do túnel.

Bateção de cuca

A falta de uma coordenação eficaz e severa nas medidas profiláticas, a saturação dos leitos e do sistema em geral nos colocam diante do imponderável. Pelo quarto dia consecutivo e completando 41 dias acima de mil chegamos na terça a 1.728 mortes das 257.562 até agora contabilizadas e 10.647.845 casos, dos quais 58.237 nas últimas 24 horas. Aqui tivemos em um dia maior volume de óbitos: 178, mais 651.751 casos, 11.776 óbitos. Em Curitiba 877 casos, 17 óbitos e 8.279 ativos, Londrina 300 novos casos e cinco mortes. É clara a impossibilidade de coordenação e situações anedóticas, como a de um avião com vacinas que bateu num jegue num aeroporto do interior da Bahia, se tornam um tempero para deficiências.

Anomalias

A degradação da Lava Jato está em cena: o STF, através da Segunda Turma, rejeitou denúncia que acolheu em 2019 contra Arthur Lira, senador Ciro Nogueira, Aguinaldo Ribeiro e Eduardo da Fonte. A decisão estranha livrou os réus no que era denominado "quadrilhão do PP".

Atrito

Meio com jeito de carta fora do baralho, a esquerda ainda acha tempo para dividir: Fernando Haddad, indicado por Lula, classificou, em entrevista radiofônica, que Ciro Gomes, do PDT, é um candidato de direita. Defendeu pacto entre a oposição a Bolsonaro só no segundo turno. O PT é acusado de com suas atitudes fragmentar a esquerda e favorecer Bolsonaro, enfim uma linha auxiliar. Já o pedetista afirma que o menos capaz de papel relevante na disputa é o PT e que precisa derrotá-lo no primeiro turno.

Prisão de juízes

A PF prendeu quatro juízes do TRT do Rio e seis advogados suspeitos de ligação com esquema de corrupção do governador afastado, Wilson Witzel.

Folclore

A compra de mansão pelo senador Flávio Bolsonaro em Brasília é a bomba do momento: a prestação mensal custa a metade da renda do casal, segundo a imprensa. Flavio levou a melhor no STJ e agora aprontou essa.