Como a Procuradoria Geral da República pleiteou o arquivamento da investigação dos atos antidemocráticos, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tirou o sigilo da documentação e a devassou publicamente. Embora nem sempre diplomático, esse choque entre poderes é marca do nosso tempo e que embora envolva riscos marca o estilo aprofundado das disputas. A atuação do STF, cujo fechamento era pedido e ainda coroado com o Ato 5, foi um exercício de legítima defesa até porque as ações implicavam em ameaças de estupro de familiares dos magistrados e isso alegado com a maior folga já vista em nossa história.

O que foi apurado reclama aprofundamento, inclusive no que diz respeito ao financiamento dessas operações, e o pedido de arquivamento é absurdo com o Ministério Público afrouxando seus papéis. Depois da liberação do que era sigiloso, e exposta a magnitude do tema, só há um caminho: o de seguir em frente tanto aí como naquela apreciação das "fake news".

Na frente

Quando saímos na frente em indicadores sociais e econômicos e é justa a celebração, mas quando os números são negativos a reflexão é obrigatória. É o que ocorre no momento em que aparecemos como o segundo estado com maior média móvel de mortos pela Covid-19, justamente num momento em que há o registro nacional de 866 óbitos em 24 horas, a menor média desde 9 de março.

Polarização

Corremos o risco de uma eleição polarizada como a do Peru, decidida por diferença mínima e sujeita, por isso mesmo, a desconfianças quanto à limpidez do processo, ainda mais quando Bolsonaro, aqui no Brasil, se vale do mesmo recurso de Trump de alegar, sem prova, a fraude, mormente se o voto não for garantido pela escritura. Aliás, insiste que venceu o pleito no primeiro turno, o que visivelmente não tem fundamento.

CPMF de novo

O ministro Paulo Guedes, da Economia, voltou a defender a CPMF num momento em que o governo registra melhoras no PIB e pretende dar um novo corpo de transição do auxílio emergencial para o Bolsa Família. Cada vez que arrefece a resistência do contribuinte ao imposto do cheque, agora travestido de intervir sobre meio digital, seus defensores saem das sombras.

Repasse

No exercício de 2021 o governo estadual já repassou aos municípios a apreciável quantia de R$ 4,6 bilhões, evidência de que o caixa, embora não folgado, aparenta estabilidade.

Fiscalização

14 pontos de comércio foram fechados no feriadão em Curitiba numa sequência de 134 ações contra infrações sanitárias e aglomerações. Em Campo Largo 25 sofreram interdição.

Folclore

Na CPI da Covid, além das omissões do governo central, ganhará destaque o caso do gabinete paralelo com o convite a alguns dos seus integrantes, quando parlamentares, e convocados na condição de assessores eventuais. A Copa América estava para entrar em análise quando os craques da seleção, ainda que inconformados, acabaram aprovando sua participação. Tite quase dança na rebeldia dos jogadores.