Embora não tenha um planejamento adequado para reduzir a superlotação de penitenciárias e delegacias distritais, o governo paranaense conseguiu a retirada de 9,3 mil presos, o que se fez sob pressão do sindicato dos policiais, até o ano passado. A despeito do número expressivo dessa remoção, o problema persiste e com outros atores atuando, como o Ministério Público.

Considerado um barril de pólvora na iminência de explodir, a qualquer momento (e é certo que a pandemia por exigir cautelas reduz a pressão), é ainda a maior causa de tumultos no meio prisional e prova da improvisação adotada para mediar a situação, facilitando a ação dos comandos do crime organizado no interior das prisões. Uma das preocupações é o andamento da construção das novas penitenciárias, que carece de ritmo mais acelerado.

O PIB e o povo

Essa melhora do PIB no primeiro trimestre (o Brasil é o décimo quarto do ranking) não chega na mesa da população. Em Londrina, com alta de 24% num ano, a cesta básica chegou perto dos R$ 500 (R$ 495 para ser exato). Alta em maio foi de 1,94%. A melhora no PIB não se transmite linearmente ao orçamento familiar, e a carne, em função da exportação para a China e Hong Kong, deve continuar escassa nas mesas brasileiras até 2022. O consumo interno do produto é de 27,8 quilos ao ano por habitante, 46% menor do que o registrado em 2006, um auge no desempenho da nossa economia. E os fatos não se limitam à carne bovina, pois no ano passado a carne suína cresceu 106% em relação ao ano anterior e alcançou 513,5 mil toneladas, e a de frango, também para a China, somou 673,2 mil toneladas. Isso significa que além da carne ficamos privados em parte de acesso aos seus sucedâneos.

Vacinas

Na corrida das vacinas, a Fiocruz passou a Butantan, o que afeta o marketing do governador de São Paulo. Com as entregas de ontem temos 47,6 milhões de doses da Fiocruz contra 47,2 mi do Butantan. Desde 14 de maio o instituto paulista não fornece doses ao programa nacional de imunização por falta de insumos atribuída a entraves diplomáticos. E o atraso na Fiocruz se deu em virtude da aceleração dos envases nas semanas anteriores. O pior é que isso ocorreu perto da chegada da terceira onda, que gerou o agravamento da situação no Paraná com a agravação da bandeira vermelha: 30.434 novos casos, 860 mortes no país e regionalmente 1.308 casos, 22 mortes e seis mil internados, Curitiba com 11 mil casos ativos e as UTIs com 104% de ocupação e agora amenizada com a transformação das UPAS em receptoras de doentes.

Pedofilia

Demorou mas aconteceu: a pedofilia foi capitulada como delito no Direito Canônico. Foi uma consequência inevitável dos abusos e da modernidade na Igreja dados o grande número de casos denunciados no mundo inteiro. Se não estava inscrito formalmente não poderia ser invocado face ao princípio da anterioridade legal: não há crime sem lei anterior que o defina e pena sem prévia cominação legal.

Folclore

Bem adequado o nome dado à Copa América pela crônica chamando-a de Cova América.