Pressa temerária
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de novembro de 2021
Luiz Geraldo Mazza
A cada melhora estatística em mortes e número de casos maior é a ansiedade em conquistar, o quanto antes, a normalidade. Essa de dispensar a máscara, como se deu no Rio, é uma delas, e aqui Ponta Grossa se achou em condições de promovê-la, o que rendeu uma trombada entre a autoridade sanitária e o município. A Secretaria da Saúde impôs sua autoridade que abrange todo o estado e quase houve um incidente. Em várias partes do mundo houve nova onda, razão pela qual todo cuidado é pouco. Nas últimas 24 horas tivemos 130 mortes e 6.761 casos no Brasil e essa circunstância anima. Segundo a Folha de S. Paulo, a flexibilização e avanço da vacinação (liberação de pistas de danças, shows, estádios abertos para a totalidade do púbico) não atenuam o medo de pegar Covid. Conforme estudo, o número de mortes é o maior por ano de toda história. Está difícil um consenso racional e isso é tanto verdadeiro que máscaras não obrigatórias não chegam a 1’% dos municípios.
A decoração natalina de lojas e supermercados está à toda e o pessoal para poder gastar entrou ontem no mutirão nacional de dívidas e nas nossas agências do trabalhador havia em Curitiba 11 mil vagas com carteira assinada.
Por água abaixo
Ora estamos às voltas com o esvaziamento dos rios e provocam dificuldades na navegação, como se dá na hidrovia Tietê-Paraná e mesmo na Amazônia e no São Francisco e no Paraguai, ora com as cheias como as do nosso litoral em Morretes, do Nhundiaquara, e com muitos desabrigados.
Lava Jato
O processo de retaliação contra a Lava Jato prossegue incansavelmente e tanto que não há mais referência ao nome da operação e pela primeira vez em sete anos autoridades da terra deflagraram mandados ligados ao esquema de corrupção na Petrobras sem usar "fase" nem a denominação do fluxo judicial histórico. É algo de difícil retorno dada a mobilização de políticos e também de magistrados e procuradores na exploração de transbordamentos da maior operação já vivida no Brasil contra a corrupção e a impunidade. Lavajatistas, de maioria se fizeram minoria por força dos interesses em jogo. A nova lei de improbidade é, com suas concessões, uma expressão concreta da luta contra o que a Lava Jato representou.
Orfandade
Segundo estudo, a Covid deixou mais de 700 órfãos até seis anos no Paraná. Já no Brasil o número de crianças que perderam ao menos um dos pais é de 12.211. O fenômeno reclama programas sociais específicos.
Extremos
O futebol gera extremos como o da esperança dos londrinenses ao vencer o Confiança fora de casa e do desespero do Grêmio na zona do rebaixamento perdendo em casa do Palmeiras com a manifestação brutal da torcida repetindo o ritual do Coritiba de anos atrás e punido, como se dará com o time gaúcho, por perda de mando de jogos, o que agravará suas dificuldades.
Imagem
A imagem do Brasil ambiental e ecológico no encontro do G20 foi a causa maior do isolamento do presidente Bolsonaro. Ela se tornou mais nítida na COP26 em Glasgow, embora o bem centrado discurso do ministro do Meio Ambiente e a promessa de redução de gases em 2030.
Crédito
O crédito imobiliário para classe média com juro menor da Caixa Econômica Federal evitou quebra de construtoras com oferta de linhas mais flexíveis
Folclore
Ministros do governo levam de parentes a pastor e lobistas em aeronaves da FAB, como mostram dados oficiais referentes a viagens feitas desde janeiro de 2019. Um decreto do ano passado dá margem às caronas. Se num avião da frota foi apanhada uma carga de cocaína, dá para perceber que a carona não é um mal tão grande assim.