A educação básica é uma das digitais da crise brasileira: temos 330 mil crianças fora dos quadros da pré-escola. Espantoso o número de mães que não a completaram, a maioria negras ou pardas.

Xô, recessão

No último quadrimestre na região do euro, houve o registro de um PIB com alta de O,1% tido como suficiente para afastar a hipótese de recessão.

Réus

Mais 225 investigados pelo MPF por envolvimento nas invasões golpistas e declarado bloqueio de bens de 40 presos. Mais 150 cumprem prisão preventiva. Essa é a fila do momento.

Democracia

Se não fosse profundamente provocada, antes e depois das invasões, teríamos por acaso no Brasil um surto tão forte pela democracia? O agente provocador tem aí função dialética.

Covid

Raros são agora os registros da Covid, mas no começo da semana tivemos em Curitiba 106 novos casos e um óbito.

Senado

A disputa na Câmara está garantida para Arthur Lira, já a migração de votos bota em risco a candidatura de Rodrigo Pacheco que, às vezes, não se crê vitorioso diante do bolsonarista Rogério Marinho ao dizer que não cabe ao Senado papel de retaliador.

Preço semanal

Nos Armazens da Família, os preços mais baixos desta semana são o leite em pó, o macarrão e a carne moída.

Depois dos tanques

A Ucrânia recebe os tanques americanos e alemães e agora está querendo aviões que Biden já decidiu vetar. Mas resolveu mandá-los para a Coreia do Sul diante provocações da outra.

Genocídio

O ministro mais empenhado em investigar genocídio ante o povo yanomami é Roberto Luis Barroso isso na gestão Bolsonaro e em meio à crise sanitária. Incumbiu aos órgãos apurar supostos crimes de desobediência, de quebra de segredo de Justiça e delitos ambientais. Enquanto isso, o governo Lula monta plano para expulsar garimpeiros da área e há a intenção de fechar o espaço aéreo.

Paz

No encontro com o premiê alemão, Olaf Scholz, o presidente brasileiro propõe fórum para negociar a paz na Ucrânia. Lula culpa Rússia pela guerra e descarta envio de munição a Kiev.

Menor saldo

Setor público tem menor saldo em 11 anos. Teve superavit de R$ 125,9 bi em 2022, correspondente a 1,28% do PIB, maior percentual desde 2013 (1,71%0. Dívida do governo caiu 4,8 pontos e chegou a 73,5% da riqueza produzia no país.