Ucrânia quer neutralidade com segurança, e Rússia promete reduzir bombardeios a Kiev. Está longe de um cessar-fogo, mas começa abrir espaço para tal. Diálogo sob ataques sempre foi difícil avançar. Se de um lado há bombardeios, de outro são anunciadas novas e crescentes sanções. Um tapa na cara no meio do "Oscar" ganha mais destaque do que a guerra. Como doutrinava Nelson Rodrigues, no tapa o áudio é mais humilhante que a dor. Pelo menos com os pedidos de desculpa chegaram ao cessar-fogo, o que a diplomacia não conseguiu na Ucrânia.

Front

Segue a confusão sobre a retirada de máscaras: a Saúde a adota, mas a UFPR a mantém nos recintos fechados. No Brasil, as médias móveis seguem caindo: Curitiba com 112 casos e um óbito, Paraná com 16 mortes e 2.303 casos, Brasil com 86 mortos e 10.707 casos em 24 horas. A saúde cogita manter máscara no transporte e aglomerações. No Lollapalooza o TSE tentou a censura, porém deixaram de fazê-la, o que seria meritório, com as máscaras.

Eleições

Datafolha apurou que Lula faz maioria com adolescentes, que podem mudar o resultado se a campanha de filiação seguir, já as mulheres fazem parte de um eleitorado mais indeciso, 39% delas, conforme o Datafolha, não sabem em quem irão votar.

Recuo

Para evitar o vexame de uma derrota desproporcional, o PL recuou no questionamento sobre a campanha no Lollapalooza. Seria interessante o juízo para avaliar o nosso grau de democracia. A compulsão regulatória está no fundo da questão e com ela o objetivo de pressionar o Judiciário.

Parede

Os problemas nacionais seguem fervendo: no Paraná em pelo menos 15 cidades há greve do INSS, de salários a questão de instalações na pendência. Mais da metade dos brasileiros entende que a corrupção vai continuar como rotina. Nela não há espaço para anjinho de procissão, é de pastor para cima, como se viu no ministério da Saúde e na demissão de Milton Ribeiro.

Invasor

A Cúria Metropolitana pede que a Câmara Municipal rogue para que o vereador Renato Freitas não seja cassado pela invasão da Igreja da Ordem. Já da parte do Conselho de Ética, volta atrás e resolve ouvir mais trinta testemunhas. Como se sabe há testemunhas e testemumunhas, aqueles que flagraram a mumunha.

Restrições

Enquanto não temos a ponte sobre a baía de Guaratuba, urge maior atenção na precariedade do sistema de balsas, que chegam a trombar, e agora há instruções severas com restrição a veículo pesados. Entre outras coisas eles são danosos, com ponte ou não, pela malha urbana.

Colher de chá

Na Assembleia tramita a mensagem de Ratinho Júnior com medidas assistencialistas a servidores com melhoras às polícias civil e militar e também a dos presídios. Um auxílio-alimentação de R$ 600 será proporcionado a 10,7 mil servidores.

Sequelas

Sequelas da guerra na Ucrânia e suas consequências econômicas: Europa com recessão e EUA com estagflação, que já nos ameaçou. Sacaram frase do novo presidente da Petrobras em outra conjuntura: o Brasil deveria torcer por petróleo a US$ 200 o barril.

Líder

Paraná volta a liderar empregos no Sul, com 28,5 mil vagas. É nossa contribuição no saldo havido no país de 328.507 vagas. Menos emprego e além disso menos salário.

Folclore

O Coritiba sempre esteve à frente do Atlético no ranking da Folha de S. Paulo. E agora o Furacão está com 327, em 17º lugar, e o Coxa com 322, no 19º, um pouquinho à frente do Vitória. Em primeiro o Flamengo, com 1.176, Palmeiras com 1.052, São Paulo com 963, Corinthians com 939. Claro que torcedor ignora esse e qualquer outro tipo de classificação.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.