Mostrando-se indignado com o que chamou de apelido a expressão "orçamento secreto", o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a emenda do relator é comum na rotina do legislativo. Faz aí uma confusão entre "praxe" e direito adquirido, como se tais coisas não fossem antinômicas. Ora, tanto os anões do orçamento como os recentes mensalão e o petrolão revelaram o poder de manipulação dos políticos para vantagens, justamente dando a entender que a práxis feita rotina pode ser vista como legal, o que é absolutamente herético. Com a Lava Jato o Brasil viveu o auge da propina e justamente no símbolo da soberania, a Petrobras.

Dívidas

75% das famílias estão endividadas, o que é fator extremamente limitante do mercado. Em seis capitais brasileiras tivemos o feirão chamado de "limpa nome", com abordagem séria e órgãos competentes para esse tipo de negociação.

Alerta

A OMS, Organização Mundial de Saúde, faz alerta de que a Europa (Alemanha, Áustria, Reino Unido, Holanda) está vivendo a quarta onda da Covid-19. No Brasil o cenário é de queda de ocorrências e tivemos entre domingo e segunda 120 óbitos e 3.853 infecções em 24 horas. No Paraná 14 mortes e 671 casos e Curitiba com um óbito e 51 casos e 1.212 registros ativos. Brasil pretende comprar mais 220 milhões de vacinas para 2022 e há uma previsão de sobra de 134 milhões de doses.

Chororô

Lamentos sobre obras contratadas e não cumpridas são inúteis no caso do pedágio: quase metade das duplicações ajustadas não foram feitas e só isso justificaria a declaração proposta pelo conselheiro Nestor Baptista de inidoneidade que colocaria as empreiteiras à margem do novo contrato. Um consórcio paulista ficou com a licitação para duplicar trecho da PR-445, no caso o DER assumindo posição positiva enquanto aguardamos o novo contrato do pedágio, novelesco mesmo na hora da transição.

Roseli

A jornalista, essencialmente política, Roseli Abrão, faleceu. Sua primeira experiência jornalística foi na sucursal da FOLHA, no Edifício Arthur Hauer, Praça Osório, em Curitiba, e eu estava lá como colunista em 1970, depois de 4 anos sem emprego em função de IPM e aplicação do Ato Institucional 1. Delicada, mas determinada, nas suas reportagens, Roseli deixa memorável histórico em vários veículos.

Vagas

A expectativa do mercado superou em 20% os números das vagas temporárias do ano passado: agora estão garantindo nada menos que 565 mil empregos, dos quais 25% podem ser permanentes. O Paraná, como sempre, aparece com destaque na estatística, em segundo ou terceiro lugar. O Paraná tem economia bem estruturada e conta com 16 cidades sustentáveis e 12 entre as mais competitivas do país.

Renda

Por unanimidade o STF aprovou transferência de renda para os necessitados no momento em que o governo federal tenta emplacar o Auxílio Brasil com a PEC dos Precatórios. Simultaneamente com o auxílio para gás de cozinha criado por Bolsonaro, o governador Ratinho Jr saca o auxílio de R$ 80, enquanto o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, dá um de R$ 50 para compras nos armazéns da família..

Desgaste

A prévia do PSDB, que tentava alavancar o partido, teve efeito contrário e dá a impressão de que não terminará bem a emulação entre João Doria e Eduardo Leite e há impasse em torno da nova empresa que fornecerá o aplicativo, já que o outro pifou. Ficou para domingo, mas até lá haverá ranger de dentes. Como terceira via não funciona.

Folclore

De vez em quando fala-se em privatizações no governo estadual. A primeira da lista é a Copel Telecom. Outra também cogitada é a Compagás, que supre um mercado apreciável de 50 mil residências com gás natural.