A emulação para ver quem produz mais - Butantan ou Fiocruz - é uma consequência da politização. No momento, embora empatados na produção e sem autonomia para fazer os insumos, teremos uma vantagem para a Fiocruz com sua absorção técnica para produzir a vacina, o que será concedido ao instituto paulista um pouco mais tarde. Na verdade trata-se de conquista brasileira a circunstância de ambas produzirem o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) em suas instalações. Estamos diante de tal situação que os erros de cálculos são normais como o da previsão de 110 milhões de doses da Fiocruz até o fim do ano quando ela chegará no máximo a 50 milhões.

Da mesma forma a promessa de João Doria de vacinar em São Paulo todos os adultos até outubro (cronograma adiantado em dois meses da previsão anterior depende do Ministério da Saúde e insumos chineses) incorre num equívoco ao transformar aquele estado em avalanche de interessados de outras unidades federativas e o plano é equivocado se não der certo no restante do país. Além do negacionismo, que tirou da União o controle e a coordenação, temos esse tipo de proposta que não vê o país como um todo.

Variante

Pintou no Paraná o primeiro caso da variante indiana em Apucarana, o que bem justifica as apreensões do prefeito Marcelo Belinati de Londrina baixando decreto que proíbe até domingo festas e churrascos num país alarmado com 95.601 infecções, o maior pico, 2.390 mortos em 24 horas, 23 dos quais de Curitiba. Contabilizamos perto de 470 mil óbitos e 16,8 milhões de casos.

Lentidão

A redução de presos tanto em penitenciárias como em distritos policiais é lenta, mas efetiva, tanto que nos últimos dias duas das carceragens lotadas foram desativadas.

Olho em Salles

Afinal as denúncias do policial federal afastado tiveram efeito: a ministra Carmen Lúcia autorizou inquérito contra o ministro do Meio Ambiente acusado de mediar interesses de mercadores de madeira clandestina. Além desse caso, que faz lembrar o ciclo punitivo da Lava Jato, outra sessão polêmica está marcada para o dia 26 que analisará a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Povo de novo

Em Almirante Tamandaré uma cena de opereta: a multidão invadiu a Câmara Municipal contra proposta impopular o que levou os vereadores, atarantados, a sair pelos fundos do prédio. De vez em quando temos cenários como esse que lembram os agitos nacionais de 2.017 centrados na singeleza do aumento de tarifas de ônibus. Por falar nisso se as negociações entre sindicatos em Londrina não avançarem, os trabalhadores entram em greve na terça (8).

Folclore

Ilha das Cobras já foi presídio de menores com nome de escola, casa de repouso de governadores com piscina e tudo o mais e agora retorna à função escolar para atender a demanda dos ilhéus especialmente. Foi também quando do contrabando de gado indiano área de quarentena, o que obrigou o jornalista Wilson Rio Apa, que lá morava, a afastar-se dos zebuínos.