O centro do espectro político busca opção mais equilibrada entre Bolsonaro e Lula, mas percebe que a tarefa de um candidato alternativo não é fácil. Nem toda direita está com Bolsonaro, como nem toda esquerda está com Lula. Resíduos da eleição passada, e com destaque para a Lava Jato, desgastam Lula e beneficiam Bolsonaro. Alternativas são frágeis e inconsistentes porque o clima tóxico favorece a radicalização, que é a opção do presidente, da qual a motociata é exemplo que não pode ser subestimado, respaldada ainda no potencial das redes sociais, cuja regulação imperiosa se faz necessária.

O que pode alterar o quadro é a conjuntura nacional, que não é afastada com mais três parcelas de auxílio emergencial, crise hídrica, desemprego e inflação. Vejamos como se dará a resposta da oposição ao desfile das motos.

Calamidade

Prorrogar o estado de calamidade pública até 31 de dezembro e projetar a vacinação de toda população em primeira dose até setembro são a estratégia do governador Ratinho Junior em seus tópicos principais, já que a rotina da gestão é até aqui razoável. As variáveis do combate à pandemia – com a oscilação das bandeiras - coloca em evidência a rigidez das restrições claramente indispensáveis no agravamento dos surtos. O Paraná até ontem somava 28 mil mortos, Curitiba e Londrina com 19 mortos nos últimos boletins, o Brasil com 928 óbitos entre domingo e segunda e 40.865 casos em 24 horas. Há a expectativa da remessa de 3 milhões de doses da Janssen e ontem o Butantan encaminhou ao Programa Nacional de Imunização um lote de um milhão de doses da Coronavac.

Evasão

Sério o problema da evasão escolar – 5 milhões fora da sala de aula -, mostrando em pesquisa que 4 em cada 10 alunos pensam em abandonar os estudos na pandemia.

Efeitos colaterais

As vacinas da Pfizer e Moderna estão submetidas a avaliações em torno possível de dano leve ao coração nos EUA e Israel. Segundo cardiologistas brasileiros miocardites podem ocorrer com outras vacinas. Por outro lado, estudos do Reino Unido revelam que as vacinas Pfizer e AstraZeneca detêm eficácia elevada contra a variante indiana.

Caso Salles

Madeireiras suspeitas de exportação ilegal para os EUA e Europa, que aparecem nas investigações que envolvem o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, teriam transportado cargas de R$ 84 milhões em 2020 e começo de 2021. Foram deslocados por quatro empresas 151 mil metros cúbicos de espécies amazônicas. As empresas negam irregularidade.

Folclore

Segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a classe média é a mais impactada pelo peso da inflação. Para esse estrato a inflação subiu 3,46%. Outro estudo, da Fundação Getúlio Vargas, FGV Social, a desigualdade atingiu nível recorde no país e caiu abaixo de R$ 1.000 pela primeira vez em dez anos.