Com a adesão de Flavio Arns, toda bancada do Paraná no Senado é do Podemos, do qual Alvaro Dias é o condutor. E dispostos à luta entram com Carol Arns como postulante à prefeitura da capital. Vamos saber se o Podemos pode: certamente disputará o governo estadu

al com Alvaro, que tenta se reeleger senador ou governador. Eleição municipal mostrará se o Podemos tem capilaridade com prefeitos e vereadores e se trata de teste muito forte, já que teremos muitos postulantes a burgo mestre: Rafael Greca, do Dem; Ney Leprevost do PSD, Fracischini, do PSL, professor Mocelin, do Verde, Gustavo Fruet, do PDT, e tantos outros. São Paulo terá, ao que tudo indica, mais de vinte candidatos. Vamos passar por uma forte reciclagem partidária.

PIB negativo

O mercado esperava queda de 9,4% para o PIB do segundo trimestre, Fundação Getúlio Vargas cravava 8,8% e o IBGE assinalou 9,7%, altíssimo para nossas perspectivas, mas normal na analogia com economias fortes EUA: 9,5%, Alemanha 10% e Reino Unido 20,4%. Não conforta, mas explica que entramos para valer na recessão, com o governo se batendo, como se viu na formulação do orçamento e nos caminhos desencontrados do econômico e do social, acertando o auxílio-emergencial por mais quatro meses de R$ 300.

PCC cercado

Boa parte da gigantesca operação da Polícia Federal em 19 estados foi desencadeada aqui com percentual elevado dos 600 mandados de prisão e bloqueio de mais de R$ 250 milhões do PCC, decorrente de lavagem de dinheiro e partilha de "mesadas". Houve época que autoridades da terra negavam a presença por aqui nas prisões do crime organizado, o que ficou bem apurado com levantes na capital, Cascavel, Londrina, Guarapuava. Levantes com sequestros e mortes.

Pandemia

Estamos em queda no número de casos de Covid-19 e mortes, o que não significa que os riscos diminuíram. Agora é chegada a hora da decisão de retomada das aulas, São Paulo está fixando as normas para depois de 8 de setembro. Wuhan, onde tudo começou, reabriu escolas e jardins de infância, mantendo, todavia, as cautelas do uso de máscaras e evitando, no caso dos escolares, o uso de transportes de massa. Embora a teimosa postura de relaxamento do público continue a perturbar, os registros se mantêm elevados, caminhando no Brasil para 4 milhões de ocorrências (3,9 milhões), 121.515 mortes e 48.785 casos em 24 horas.

Museus

Em várias unidades do país o acesso a museus, centros culturais e esportivos está sendo liberado como método e no Paraná há expectativa em torno do Museu Oscar Niemeyer, cujo contorno verde é alvo de lazer, havendo ansiedade pelo fato de a instituição ter ganho prêmio internacional, o Travellers Choice 2020, o que o coloca em destaque mundial. No período de fechamento o museu disponibiliza visitas virtuais e um tour às exposições realizadas desde 2010.

Folclore

Músicos de Curitiba fizeram manifesto pela volta ao trabalho depois de três anos de mãos vazias. Não nos deixam sequer dançar conforme a música.