O cenário brasileiro parece não justificar um novo processo constituinte, o que não impede o líder do governo de propô-lo. A ruptura das violentas manifestações de rua geradas pela situação social com altos níveis de desigualdade levaram o Chile, onde até igrejas foram incendiadas, ao plebiscito e à decisão por uma nova Carta. Apesar da intensidade vivida no Brasil – e até de alguns movimentos antidemocráticos -, a mecânica institucional funciona, ao nosso estilo é claro como o peru à brasileira. Temos pela frente uma boa experiência, eleições locais, vamos vivê-las.

Impugnações

Justiça eleitoral impugnou a candidatura a prefeito de Londrina do deputado federal Boca Aberta, como fez o mesmo com Barbosa Neto. Ambos vão recorrer, mantendo-se, porém, em campanha. Se aí há mediação judicial, ela não existe no caso do candidato a prefeito mais rico do Brasil, que saiu por esponte própria da eleição em Pontal do Sul, no Paraná, em função justamente da repercussão de investigação em torno de atos de corrupção de João Carlos Ribeiro no Ibama para liberar autorização para o Porto de sua propriedade naquela cidade litorânea e na qual aparece o ex-presidente da República Collor de Mello. Os de Londrina concorrem subjudice.

Destaque

Curitiba ganhou relevo nacional com o maior parque de distanciamento social em Pinhais, com todos os regramentos sanitários reunindo em show 3 mil pessoas. Lá funcionava o Expotrade.

Colégios cívicos

Ratinho Junior entrou com entusiasmo na campanha dos colégios cívico-militares e pretende instalar 16 deles em cidades da região metropolitana de Curitiba. A APP Sindicato não gosta da decisão, mas simplesmente ficará na linha de contestá-los por motivos políticos e pedagógicos. O fato é que esses colégios - e isso se dá com o da Polícia Militar e o do Exército - têm desempenho excepcional no ranking da eficiência.

Melhora

Novos sinais: a taxa de inadimplência de setembro foi de 3,1%, uma das baixas históricas. Há preocupação com o desemprego e o arranque da inflação, mas a redução das dívidas familiares é um fator importante pela recuperação do consumo.

Vacina

A cobertura das 16 vacinas do Brasil de ano a ano perde adesões, inclusive a da poliomielite. Segundo as normas sanitárias, elas deveriam (como a tetra para crianças) alcançar 90 a 95% de atendimento. A discussão sobre sua obrigatoriedade perde o sentido com tanta omissão, como também o desgastado embate sobre judicialização, quando se sabe que há países que bloqueiam pessoas sem o certificado de certas vacinas.

Folclore

Há no governo alas, que às vezes se chocam, como a militar e a ideológica. Se operarem como as das escolas de samba, tudo bem. E foi o que se deu agora entre Ramos e Salles.