O senador Ciro Nogueira afirma que pelo andar da carruagem a CPI não vai dar em nada para o presidente, o que conflita com o alarmismo do Planalto e seus aliados. Os independentes e a oposição entendem o contrário, um massacre político, tal o peso das denúncias acumuladas. A primeira parte – a da convocação dos ministros da Saúde pela ordem cronológica - indica que os depoimentos de Luis Henrique Mandetta e Nelson Teich terão sentido crítico, mas sem o peso da inquirição de Eduardo Pazuello, que se manteve por mais tempo no posto e ficou articulado ao chefe. Sua participação é simétrica a do presidente Bolsonaro, e suas dificuldades em comunicar-se pesam muito. Já o atual, Marcelo Queiroga, que ainda na sexta (30) teve intervenção razoável na Organização Mundial de Saúde, precederá o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, que se saiu muito bem na questão do veto à Sputnik V.

A empresários Ciro Nogueira foi taxativo e adiantou que se houver um relatório forte contra Bolsonaro, os governistas apresentarão versão contrária para consumar o blablablá. Essa aparente frieza conflita com o alinhamento da maioria na CPI. Números não sensibilizam os governistas: nem as mais de 400 mil mortes ou os 14,4 milhões de desempregados e os 6 milhões de desalentados que desistiram de procurar serviço. Afinal estão habituados e condicionados como se vê.

Pique da Covid

Mais de 100 mil brasileiros morreram em 37 dias, revelando-se que o ritmo de óbitos dobrou em 2021, ganhando progressão geométrica. Entre quarta (28) e quinta (29) houve 3.074 mortes e mais 69.079 infecções. Caminhamos celeremente para os 15 milhões de casos, no Paraná perto de um milhão de casos até maio e há informes assustadores como o de que mais de 90 mil paranaenses estão com sequelas do coronavírus. Além do aparente desprezo do governo federal e de ponderável parcela da população em torno da questão, tanto que seguem como sempre afrouxando regras preventivas. Uma boa intervenção judicial foi a de proibir reclame que estimula o kit-Covid recomendando tratamento sabidamente ineficaz.

Universidade

A Universidade Federal do Paraná foi classificada como a sexta melhor do país e num momento em que desenvolve a sua vacina contra a pandemia, o que revela máximo sentido de prioridade.

Contas

As contas públicas do país se saíram muito bem em março, mais um registro que Paulo Guedes celebrará como sinal positivo do momento.

Ceasa

A Ceasa juntou 50 toneladas de alimentos que distribuiu entre entidades sociais, presente no ato o governador Ratinho Junior, que se empenha na mesma direção em planos de ação.

Folclore

Anos passados houve intervenção do Tribunal de Contas do Estado num pleito de tarifas da Sanepar muito apropriado e que obrigou a estatal a recuar. Agora está com uma demanda quanto à lotação dos ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba que parou no STF.