É assombroso o nível de picaretagem no universo negocial das vacinas: seus corretores se sentem protegidos com a blindagem oficial. Ontem novamente a direção da CPI se postou inconformada com o silêncio de Emanuele Medrades, da Precisa Medicamentos, amparada por habeas corpus do STF, e tenta identificar na Corte os limites do calar. Ora, isso é de uma subjetividade multifacetada, pois o depoente é quem tem a consciência do que pode inculpá-lo, daí não dar colher de chá aos inquiridores e agir sob orientação de advogados. Aí a CPI é que identifica seus limites numa ordem democrática de Direito. Gestos dramáticos como o da prisão de depoente não amplia a credibilidade da comissão parlamentar. Por sinal que, segundo o Datafolha, a CPI não está com essa bola toda, com 30% de aprovação, 26% de reprovação e 37% como regular. Por sinal que com notas como as do STF e do governo.

No front

Há melhora sensível nos dados da pandemia, como o caso de Curitiba com a quarta queda sucessiva de casos e mortes. Uma força-tarefa tenta monitorar a variante delta e tivemos mais três casos. Entre domingo e segunda o país anotou 765 novos óbitos e 18.824 infecções, o Paraná com 248 óbitos, 3.048 casos, Curitiba com 17 mortes, 743 infecções e queda na taxa de ocupação de UTI a 77%. Por falta de doses, vacinação foi ontem interrompida. No Paraná há 6,5 milhões de vacinados e em Curitiba 63,7% estão imunizados com uma dose. Compensa o fato de a taxa de transmissão atingir o seu menor índice. Nada autoriza o afrouxamento de cuidados, mas cada vez é maior a frequência de abusos e isso se percebe na frequência aos parques.

Imóveis

Negociações de aluguel se intensificam e atingem nível excepcional, o que significa melhora num setor que atingiu números excepcionais de inflação e sinaliza melhora na economia com outros referenciais na mesma linha como o segmento de serviços crescendo 1,2% de abril ante maio e ainda o surpreendente volume de chegada e saída nos portos por via férrea.

Ambientalismo

Segue a política destrutiva do governo na questão ambiental, agora com a exclusão do INPE, Instituto de Pesquisas Espaciais, no registro de queimadas e incêndios. Nada se faz para coibir essas práticas, muitas de traço cultural como o da coivara.

Kit Covid

Uma das constatações até agora da CPI foi a verificação de que farmacêuticas faturaram com o tido como inócuo "kit Covid" cerca de R$ 1 bi na pandemia. Como se não bastasse o que estamos vivendo tivemos o registro de 870 casos de dengue em 287 municípios. Em São Paulo a endemia ataca mais.

Folclore

A exasperação da espiral inflacionária pode abalar o equilíbrio político no Paraná com a manutenção do congelamento dos servidores públicos. Sindicatos mais fortes, o dos professores e dos policiais, têm analisado a inevitabilidade de manifestações no segundo semestre, antecipando-se as que ocorrerão em 2022. Uma das saídas é o pagamento da taxa de permanência dos que se poderiam aposentar. E isso equilibra a questão da manutenção dos quadros.