A expectativa mais otimista era de uma elevação do PIB no trimestre de 0,8% e chegou a 1,2%. Como em tudo o ganho não chegou aos pobres, desempregados, empregados de menor qualificação ou informais. Distribuiu-se mal e tanto que o setor de serviços, que mais emprega, ainda está 9,5% abaixo do nível pré-Covid. Por exemplo, o setor industrial está bem abaixo dessa referência. De qualquer forma um avanço e 1% em relação ao primeiro trimestre de 2020 entusiasma Paulo Guedes, o posto Ipiranga de Bolsonaro.

Capta-se em tudo a fragilidade no mercado de trabalho, ainda por cima com seus 6 milhões de desalentados, aqueles que tiraram o time de campo e para valer. Tudo isso perde o sentido se confrontado com o quadro ascensional da pandemia. Londrina fez com suas unidades de saúde o mesmo que Curitiba, habilitando-as para a alta demanda. É que enquanto na economia há previsões discretamente positivas, a perspectiva de uma quarta onda é flagrante na saúde.

A cidade polo, Curitiba, tenta convencer as da Região Metropolitana à bandeira vermelha e consegue cooptar pelo menos cinco, Pinhais acolhe parte das restrições e as abranda. O desespero dificulta a sincronia e isso se dá em todo país. Aí também há avanços isolados como o acordo entre AstraZeneca e Fiocruz para a produção no Brasil do insumo.

Patriota infla

Com a adesão formal de Jair Bolsonaro, precedida por um dos filhos, o Patriota tende a ser o partido da moda entre os governistas e espera-se o ingresso de lideranças em massa. Com um signo que bem define esse destaque da direita em sua identificação tende a inflar.

Chuncho

A Polícia Federal visa o governo do Amazonas e tenta prender o secretário de Saúde. São muitos os governos locais que registraram anomalias e mancadas também da pasta da Saúde, como a da compra de máscaras impróprias e acima do preço de mercado que está na CPI. Essa vocação não tem constrangimento com a dureza da situação. No país, 2.408 mortes, 77.892 infecções, no Paraná 208 óbitos, 5.216 casos, 6 mil internados e em Curitiba UTIs em 104%, 28 mortes e 882 casos. Numa atmosfera ainda haver espaço para a corrupção é terrível.

Carreata

Comerciantes, de shoppings a donos de restaurantes e bares, fizeram carreata contra a rigidez das restrições e muitos não se limitaram a isso e foram à justiça contra a bandeira vermelha. O desalento é muito grande e configurado claramente no fechamento de muitas lojas.

Polêmica

Está em debate a decisão de o Brasil receber a Copa América. Goiás, Mato Grosso, Rio e Brasília irão sediá-los. Boa parte dos estados se recusaram ao acolhimento que veio da recusa da Argentina por causa da pandemia.

Folclore

O Reino Unido não teve mortes nas últimas 24 horas em casos de Covid, o que fortalece as medidas restritivas e inclusive o lockdown adotado em grande parte da Europa e de outros países, entre os quais Austrália e Nova Zelândia. Em todo há sacrifício, a palavra que segundo Jô Soares significa "sagrado ofício".