Toda purgação de culpa é imaginável com a PEC dos precatórios: seja na questão da pobreza e como a encaramos, seja na das fidelidades de doutrina e programa, seja na das conveniências como a desistência provisória de Ciro Gomes ou nas retaliações de um lado e de outro prometidas. Dada a precariedade da vitória governista, tenta-se o máximo no segundo turno. Cobranças férreas buscam mudar o placar de quase empate. É um respiro da democracia nunca dantes afrontada com o agora.

Menos restrição

Novo decreto em Curitiba testa restrições mínimas, ainda que mantenha a máscara. 65% das cidades brasileiras não tiveram óbitos em outubro e os registros nacionais recentes dão 186 óbitos e 15.863 casos, no Paraná 9 mortes e 1.080 casos, em Curitiba 3 óbitos, 94 casos. Bares e restaurantes obtiveram o que pretendiam com 100% de ocupação, no Couto Pereira bom público e mais de 17 mil torcedores na vitória dos coxas contra o Operário de Ponta Grossa. Doenças virais em crianças estão em alta e a Fiocruz alerta para o aumento de internações na faixa dos 0 a 9 anos, São Paulo pede à Anvisa urgência na vacinação de crianças e o órgão vem sofrendo ameaças terroristas justamente por essa linha de imunização.

Teste

O IBGE fez ontem em vários aglomerados urbanos o teste de eficiência digital e o fato se deu aqui em Nova Olinda. Precisamos de máxima precisão nas estatísticas para que não se repita o equívoco do ano passado com o saldo de empregados que na revisão se provou que era a metade do divulgado. No caso o erro é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que revelou 142,7 mil, quando de fato não passavam de 75,9 mil. A precisão do Censo é inquestionável.

Favela

Ontem, Dia da Favela, a chamada CUFA, Central Única das Favelas, fez a festa, ela que assume papel relevante na distribuição de cestas básicas e de ações coletivas. O presidente nacional, Preto Zezé, deu o recado e faz pesadas críticas ao uso comercial da favela e disse que o país tem que agir contra a desigualdade. "Favelado é lembrado por votos, lucro e imposto". Em "Os Sertões", de Euclides da Cunha, há uma alusão ao Morro da Favella, a planta de origem do nome, e favelados eram soldados da Guerra de Canudos que ocuparam os morros do Rio por não terem recebido as casas prometidas.

CPI brecada

O esforço dos integrantes da CPI da Covid é visível nos desdobramentos de sua atuação. Uma das preocupações é com possível inação da PGR e de Augusto Aras, que acumula desgaste também entre integrantes do STF. Se persistir a impressão de demora os senadores da comissão cogitam de convocá-lo. Uma declaração preliminar de que as conclusões da CPI eram temerárias aumentou essa impressão.

Mutirão

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, agendou esforço concentrado de três dias para a sabatina de autoridades indicadas para cargos, e com isso, na forma mais sutil possível, pressiona o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, a acelerar a sabatina de André Mendonça ao STF.

Indústria

Pelo quarto mês consecutivo há queda na indústria brasileira, o que não impede de haver ainda, em 12 meses, uma alta superior a 3%.

Ambiente

Preocupação grave de biólogos e especialistas marinhos: foi detectada a presença no Brasil de coral destruidor em alta proliferação. Afora outros fatores que ameaçam as formações temos essa específica de caráter interno.

Folclore

Sergio Moro ao chegar em Brasília para as demarches de 2022 captou o impasse no PSL, cuja cúpula evita gestos precipitados em torno do ex-juiz que se filia no Podemos no dia 10.