O ministro Marco Aurélio Mello determinou que o governo federal faça o censo demográfico, cortado no orçamento frankenstein do Brasil. E agora: como fazê-lo sem dinheiro? A questão coloca em xeque a precisão e certeza das intervenções judiciais. Enxergar o censo como uma obrigação intransferível do Estado, pra lá de óbvia, não assegura, pela falta de recursos, a sua consumação, como de resto não atende outro imperativo categórico no enfrentamento da pandemia, o dos atendimentos da saúde, para os quais também não há verbas programadas.

Caos

No meio do caos sinais de vida: em março foram criadas 184 mil vagas de trabalho com carteira assinada. No Paraná foram 11.507 e no acumulado no trimestre, 78.484. E não é só: de janeiro a março 630 mil procuraram cursos de capacitação, indicador superior em 20% para o mesmo período do ano passado. Mas há sinais negativos: as famílias cortaram 40% das despesas, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, e houve impacto nos orçamentos domésticos com aumento de 60% nos custos do feijão e arroz e de 23% no prato cheio. Na oferta de emprego os serviços saíram em primeiro lugar, seguidos pelo comércio e a indústria e o setor agropecuário. Sondagem mostrou que os 71% da população só acredita em recuperação depois de 2022.

Mobilizações

Professores e servidores da educação marcaram greve para hoje diante da decisão já acertada de que as aulas presenciais na rede estadual começarão em maio. É rememoração do massacre do governo Beto Richa de 2015 e entre as encenações uma passeata até o Centro Cívico. Nas outras cidades, como quer a APP Sindicato, os núcleos regionais organizarão as mobilizações. Ontem uma live especial abordou o tema da terceirização dos servidores.

Renan, o alvo

Mexe-se o governo federal para tirar o senador Renan Calheiros da relatoria da CPI da Covid no STF. Tendência é a da não interferência em outros poderes, e todo o sentido da medida é o do respeito essencial às minorias. Paralelamente, a PGR, Procuradoria Geral da República,fez o enquadramento do governador do Amazonas por anomalias na questão da pandemia e a linha leva jeito de ser adotada em outros casos. Tudo isso foi iniciado com inquirição genérica de vários governadores. A luta entre entes federativos tende a acentuar-se e quem saiba daí tenhamos o tão desejado pacto gerado na discórdia.

Geada

Geou na serra catarinense, Urupema o destaque. No Paraná a mais baixa temperatura foi de menos 0,1 grau em General Carneiro. A maré alta destruiu o calçadão na praia central de Guaratuba.

Desvio

Uma operadora médica foi multada em R$ 468 mil por exigir de médicos tratamento preventivo que se sabe ineficaz. Segundo a Fiocruz, uma das variantes está predominando, em nosso território já temos mais de 900 mil vacinados. No país tivemos 3.086 mortes em 24 horas (23 em Curitiba), com quase 400 mil mortes e perto de 15 milhões de casos.