A oposição formal no Paraná é desde os tempos de Beto Richa minimalista, mas ela se tornou menor ainda com Ratinho Junior, razão pela qual seus dirigentes de maior presença decidiram por o PDT como agregador por meio dos seus deputados federal Gustavo Fruet e estadual Goura à frente desse processo. Não está fácil essa tarefa pelo predomínio da escolha presidencial que tem aqui uma das maiores falanges do bolsonarismo e das difíceis conexões que possa apresentar. Claro que se Lula for candidato suas ligações se estenderão por outros partidos, inclusive no caso o PDT, no qual Ciro Gomes reserva uma vaga privilegiada.

Derrotados da última eleição, Roberto Requião e Beto Richa já não detêm o poder clânico que os levou à prefeitura de Curitiba e ao governo estadual por várias vezes. Tenderão a postular um posto para deputado federal, como se deu com Gleisi Hofmann, sem punch para voltar ao Senado. Mantida a postura de Ratinho como simétrica a de Jair Bolsonaro e azeitadas as bases da frente o quadro será esse e com potencial para manter-se.

Desmonte

Apesar de o Paraná ser a quarta unidade federativa com mais mortes pela Covid, acabou se alinhando como outros em medidas de flexibilização com o fim do toque de recolher e liberar eventos de mais de 1.000 pessoas, adotados os rituais sanitários tal como se fará na volta do público aos estádios e num momento em que os cariocas se assanham com carnaval e o Rock in Rio. O governo do Paraná se mantem vivo em ações administrativas de porte, entre as quais a solução de um problema "cascudo": transferência da gestão de todos os presos, inclusive os das cadeias distritais, para a órbita do Depen, como resposta às pressões constantes dos delegados de polícia, a segunda categoria mais organizada depois dos professores. Mexer nisso, ainda mais com a evidência de que o crime organizado comanda essa "guerrilha", é enfrentar mais que um vespeiro. A média móvel de casos e morte que estava em alta escala caiu, e agora, surpreendentemente, aumentou acima dos 600. Agora tivemos 709 óbitos entre segunda e terça e mais 12.672 infecções em 24 horas. No Paraná 26 casos e 9 óbitos pela variante delta. Quanto à questão dos comandos presidiários, o MPF denunciou 26 presos do Comando Vermelho.

PIB controverso

Bancos e consultoria permanecem pessimistas, com PIB abaixo de 1% em 2022, mas o nível de atividade chegou a 0,60% em julho, quando cravou mais de 1% em junho. A melhora no setor de serviços pelo quarto mês sucessivo em 1,1% teve definição melhorada no Paraná, com 6,8% nos primeiros sete meses do ano. JP Morgan reduziu sua projeção de 1,5%, quanto ao PIB, para 0,9%, o Safra, de 1,5% para 1,1%, o Itaú operava com alta de 1,5% e espera agora 0,5%, a XP, mais otimista, espera 1,3%, portanto 0,4 ponto abaixo da previsão anterior. Continuamos à volta com o Pibinho, quase no sufoco, mas respirando. O governo da China, tão maltratado por Bolsonaro, cita seus investimentos no Brasil (mais de US$ 80 bilhões) e diz esperar estabilidade no país.

Petrobras apressada

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é exagerada a velocidade dos reajustes de combustíveis da Petrobras e que pressionam a inflação. Só falta como o vô chamar a estatal de Petrossauro. É mais apressada que outros países e a volatilidade no câmbio afeta a inflação.

Mais pó

Agora as quantidades apreendidas de cocaína no Porto de Paranaguá são bem menores: a Receita Federal acaba de pegar 3,1 toneladas.

Tempestades

Tempestades e ventos entre 40 e 80 km/h atingiram várias regiões com estragos fortes no Norte, Oeste, Sudoeste, mas a chuva pode melhorar as condições das represas, tanto as da Sanepar quanto as das hidrelétricas.

Folclore

Talibã pede aos EUA que mostrem ter "grande coração" no Afeganistão. A coisa pode ter sentido duplo, como o de lembrar que coração muito grande quem tem são os portadores da Doença de Chagas.