Há 1.400 detidos na invasão dos três poderes, mas parcela menor já foi liberada por falta de provas. A punição esbarra no gigantismo do caso e na novela em que se transformará o processo com cinco testemunhas para autuado. Teme-se a prescrição. Como se esperava, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, se manteve em silêncio. A ofensiva pela democracia pode frustrar-se.

TCE e coletivos

Como já fez várias vezes com Curitiba, o TC estadual aponta 34 itens irregulares no transporte de Londrina indicados por auditores a serem corrigidos. Na relação de anomalias maior controle de preços, apuro na planilha e mais transparência. Menos sofisticado que o da Capital ele tem duas empresas no oligopólio.

Bolsa família

O Bolsa Família de R$ 600 voltou ontem a ser pago. Mitiga mas não acaba com a fome de 30 milhões de brasileiros.

Alerta

Há temor de efeitos perniciosos à economia mundial a perda de população da China pela primeira vez em 61 anos. Houve 9,56 milhões de nascimentos e 10,41 de mortes, uma diferença de 850 mil pessoas. O cenário de queda e envelhecimento da população exigirá mudanças na economia cujo motor tem sido a enorme disponibilidade de mão de obra. Para complicar, o PIB chinês de 2022 foi de 3% muito abaixo das previsões do sistema que eram de 5.5%.

Perdão barrado

Como já se esperava, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, barrou o perdão de Bolsonaro aos PMs condenados do Carandiru.

Golpe

O advogado Reale Júnior vai abraçar a causa do Josué Gomes, destituído da presidência da Fiesp. Ele acha que foi golpe por que Josué assinou manifesto pela democracia. Na primeira eleição de Lula, o então presidente Mario Amato previu migração em massa de milhões de empresários brasileiros. Hoje pelo jeito a toxina é maior.

Vandalismo

Câmeras e drones reforçarão a proteção a torres de transmissão ante os sucessivos ataques ocorridos inclusive no Paraná. Custos por sabotagem e maior monitoramento do sistema devem ser pagos pelo consumidor de energia.

Tributação

O tributo de empresa cai no mundo inteiro mas fica estável no país. A taxação no Brasil está numa média de 34% desde 2001 e é a 13ª mais alta.

Lula insiste

Ainda no encontro com as centrais sindicais, Lula voltou a falar no mínimo e na correção da tabela do Imposto de Renda. Já o secretário da Receita, Robinsin Barreirinhas lembrou que a mexida exigirá compensação. Uma barreira lógica do Barreirinhas.

Providência

Procuradoria do Tribunal de Contas da União, TCU, pede fiscalização na CVM por rombo na Americanas. Subprocurador quer que o tribunal investigue se houve desvio de finalidade no órgão que cuida do mercado de capitais. A Americanas fará pedido de recuperação judicial de R$ 20 bilhões.

Pastores

Religiosos progressistas desejam que Lula se reaproxime dos evangélicos, mas o ensaio de trégua frustra os pastores.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.