Foi levantada pela oposição recentemente a questão da renúncia fiscal. Ela é decorrente da luta pela atração de grandes empresas, como as montadoras. E é indispensável como forma de manter os níveis da guerra fiscal. Aos incentivos fiscais para ajustar tarifas de transporte coletivo também aí se incluem, e semanas atrás a prefeitura de Londrina emitiu em favor da TCGL uma dessas importâncias. O que há a apurar é se os níveis são toleráveis e se assentam em contratos e qual sua durabilidade no tempo. Investigar isso não é pecado e sim rotina fazendária.

Senegal

Uma das expressões fora de jeito é dizer que estamos enfrentando calor senegalês. Descontada a imagem mumificada, o fato é que as mudanças no tempo foram incluídas na mudança climática. Tivemos um ápice de afetados em uma década: 890.188 vítimas entre mortos, feridos, desabrigados e desaparecidos. A onda de calor elevou o consumo da energia a níveis extremos em setembro e termômetros bateram recorde em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, e no interior do Paraná a cidade de Cambará registrou mais de 40 graus. Admitida a inserção nos painéis do clima da ONU, o fato ganha outra dimensão.

Sindicalismo

Pilar básico do PT, sindicalismo que gerou Lula perde influência na constatação de que apenas 9,2% dos trabalhadores são sindicalizados e torna as centrais em estruturas super burocratizadas e destituídas de sentido. A decisão do STF de libertar a contribuição aos não filiados abre espaço à taxa sindical retroativa e agrava o quadro com o risco de judicialização extrema.

Blindagem

Lula blinda militares e deixa Defesa e GSI fora da política de diversidade. Justificativa é a especificidade das áreas.

LEIA TAMBÉM:

Cai o marco temporal

Provas

Força da pertinência das provas no STF sobre golpe no 8/1 gera intenso debate. Tudo está muito confuso.

Dilma

Por unanimidade o STF manteve os direitos políticos de Dilma Rousseff.

Distensão

Polos da atual guerra fria, EUA e china ensaiam reaproximação, inclusive a viagem de Xi a Washington.

Seguro

Diante das catástrofes no sul do país, ruralistas cobram do governo por acordo que libera seguro.

Obras

O lote 2 das concessões do pedágio terá 71,5 Km de duplicações e 35 viadutos entre Ponta Grossa e Sengés.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA