Como a transição é feita em clima de oba-oba, pelo jeito tudo continuará nesse ritmo a até bem depois da posse formal. Isso obviamente não é um bom sinal de expectativas do novo governo, enquanto parte da oposição futura vai às portas dos quartéis pedir intervenção militar. No meio de tanta festa, a notícia ruim: a inflação para quem tem mais de 50 anos é de 7,2%, bem superior ao dado oficial de 6,5%.

Diversidade

Uma fatalidade, um inesperado acidente, antecipou o fim da 21ª Parada da Diversidade em Curitiba. O embalo era festivo com muita animação.

Divisão

Na COP27 percebeu-se o divisor de águas entre o novo e o atual governo quando o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, criticou, em discurso, líderes que foram à conferência em jatinhos particulares, como foi o caso de Lula no avião de um preso da Lava Jato. Na verdade, dois.

Emprego

Uma empresa do Alto da Glória, na capital, tem oferta de 800 vagas para quem tem mais de 50 anos. Junta-se a ela o McDonalds com mais 200. Acrescente-se a isso as 13.160 vagas do início da semana nas agências do trabalhador.

Míssil

Mais uma encrenca: o míssil que caiu na Polônia, segundo os EUA, era ucraniano, mas não russo. De qualquer jeito a encrenca está armada. Ocorre que a Polônia é integrante da Otan e é protegida se houve ataque.

Antonina

Antonina festeja o fato neste fim de semana de que a sua bala de banana terá o indicador geográfico do produto que circula em várias cidades.

Suspensão

O diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, que fez campanha aberta por Bolsonaro e desobedeceu a ordem judicial ao intervir em ônibus, atrasando a ida de eleitores aos pontos de votação, está sujeito a uma suspensão de 90 dias em pedido do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

Banco

O Paraná Banco, do grupo Malucelli, teve lucro líquido de R$ 32,8 milhões no terceiro trimestre.

Mel

O mel produzido no Parque Nacional do Iguaçu pode, como produto, ser comercializado nas ações turísticas da região que tiveram no feriadão mais de 20 mil visitantes.

Ópera

O grupo de Ópera de Curitiba voltou às encenações e está apresentando a peça ´´La sonnâmbula´´

Correções

A precipitação verbal de Lula, aquela em que priorizou a demanda social da fome sobre a responsabilidade fiscal, que gerou mal estar no mercado, é a cada dia corrigido por alguém, como se deu com Persio Arida, de sua equipe de transição, que mexeu na mancada lembrando que as duas coisas não são opostas e andam juntas. E é fala de mestre daqueles homens incomuns que fizeram o Plano Real.

Relatório

O TCU, Tribunal de Contas da União, entregou um relatório em torno de obras paradas e apontou 29 áreas de risco de fraude.

Primarismo

Por incrível que pareça continuam as manifestações em vários pontos do país e que marcam o seu auge em concentrações diante de quartéis. São em geral financiadas, como se deu com um grupo de 300 de Cascavel que dizem ignorar quem está pagando tudo.

Navios abandonados

Uma embarcação à deriva bateu na ponte Rio-Niterói e levantou um problema grave: na baía de Guanabara há mais de 200 navios abandonados. E até sobre isso há polêmica, já que tal responsabilidade seria da Marinha do Brasil.

Menos informe

A informação sobre casos de Covid está menos divulgada. O nosso Boletim não tem a presteza dos tempos agudos da pandemia. Soube-se que tivemos 308 casos sem registro de óbitos. Nova variante do coronavírus foi identificada na Amazônia e batizada de BE.9.

Quarta economia

O Paraná pela segunda vez nesta última década ultrapassa o Rio Grande do Sul como quarta renda. O PIB totalizou R$ 487,93 bilhões em 2020.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.