Não será fácil aos políticos contornar o bloqueio judicial ao orçamento secreto da PEC dos Precatórios, mas estão agindo como se isso não os afetasse. Temos vivido como nunca um ciclo de confronto entre poderes e no caso os três. Há como sempre mediadores que sugerem uma transparência meia boca e, se possível, negociá-la. A expectativa é de que haja reações na tramitação no Senado.

Covid

Entre terça e quarta no Brasil 264 mortes e 15.298 registros em 24 horas, no Paraná 33 óbitos e em Curitiba 3 mortes, 78 novos casos e 1.523 casos ativos. Nova onda na Alemanha (50 mil casos diários) recomenda cautela com progressivas liberalizações entre nós. Acabamos de receber em escala nacional mais 35 milhões de doses. Antivirais (pílulas) da MSD e Pfizer têm eficácia na fase inicial da moléstia e, portanto, não servem para substituir vacinas. Oposição à imunização rendeu ontem manchete nesta FOLHA: 113 funcionários municipais por recusarem a vacina vão responder a processo administrativo e sofrer sanções, oito deles conseguiram liminar contra punições.

Economia

Enquanto o comércio varejista nacional caiu 1,3% em setembro, no segundo mês de queda, o terceiro trimestre fecha no vermelho, a indústria do Paraná não foi tão mal, avançou 13,3% de janeiro a setembro, terceira do país, mas no acumulado dos 12 meses leva prata no segundo lugar brasileiro. Alta essa puxada por máquinas e equipamentos, esse segmento com 73,1% nos primeiros nove meses do ano.

Rotina

Uma bem curitibana, a envernizar o tédio: mais um caminhão ficou entalado na Ponte Preta e restabeleceu a polêmica se pode haver intervenção num viaduto histórico, hoje meramente ornamental, devidamente tombado. Se botarem em circulação o triarticulado para 320 passageiros no trajeto aí teremos a entalada final.

Darwin 2

Uma ONG está afirmando que a morte dos 172 flamingos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu se deu em função de a onça filhote estar aprendendo como sobreviver na caça. Não explica tudo e muito menos a gestão de um complexo como aquele.

Pesquisa

O Banco Mundial fez pesquisa sobre níveis de corrupção no Brasil e indicou que seis em cada dez funcionários já viram a prática por superiores de atos antiéticos. Testemunharam e se fossem provocados dificilmente delatariam com a falta de segurança existente e até mesmo o notório predomínio da corrupção. Haja vista para o que se deu com a Lava Jato: o empenho é em atacá-la por seus excessos para negar seus feitos inegáveis como a do colarinho branco pela primeira vez na cadeia.

Passaporte

Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Amazonas e Pará oficializaram o "passaporte da vacina", que no Paraná tem três projetos, um a favor e dois contra, assunto de audiência pública ontem. A liberdade de contagiar em meio a uma pandemia é assunto complexo.

Feira

Feira de profissões e cursos técnicos no estado pode gerar, segundo entendidos, mais de nove mil vagas. Some-se isso mais os mutirões de emprego, que se tornaram rotina, temos um esforço para fortalecer o mercado.

Barreira

O mestre Emerson Cervi mostrou que a cláusula de barreira é ameaça ao Podemos. Para enfrentar a parada, o senador Alvaro Dias tem procurado em viagem a vários estados filiar nomes fortes como puxadores de votos. A candidatura de Sergio Moro a presidente abre uma nova perspectiva para o partido, que está, em função disso, muito ligado ao Paraná. A diversidade, ampla e irrestrita, é necessária.

Folclore

Candidatos fortes são aqueles que no caso brasileiro expressam divergência absoluta de estilo e comportamento, como se dá com polarizadores como Lula e Bolsonaro. Sergio Moro, de herói comum, passou a ser olhado como vilão, mas inegavelmente deixou a marca de duro com uma das maiores patologias do Brasil, a dominante corrupção. Não é difícil transformá-lo na terceira via com adensamento do discurso, porque o da moralidade só elegeu farsantes que acabaram saindo de campo como Jânio e Collor.