A pregação liberal, que tanto impressionou o empresariado, foi um dos fatores de vínculo ora sob ameaça com o furo ou o contorno do teto de gastos. Na retórica mais do que na prática houve essa questão em meio a promessas de privatizações e também do fim dos subsídios. A questão do limite dos gastos era uma das peças fundamentais de sustentação e mostrou-se táctil, definitiva pelo menos para quatro secretários de Paulo Guedes que pediram exoneração. Dissolvida a equipe em suas peças, o presidente e o ministro apareceram na televisão para dizer que mantinham a ligação. Enquanto isso, os efeitos devastadores na queda abrupta da Bolsa e na elevação do dólar apontavam para uma condição de resposta até aqui insuficiente com a concessão dos R$ 400 ao Auxílio Brasil. Quem tem um problema dessa dimensão deve achar a carga da CPI da Covid algo para tirar de letra.

A fantasia de compromisso liberal já foi desfeita várias vezes, mas a de agora revelou o seu contrário numa adesão indisfarçada ao populismo fiscal dos mais escancarados.

Biofábrica

Inauguração em Mandaguari, Região Metropolitana de Maringá, do projeto Superbac Innovation Center mostra o caminho da descentralização industrial numa das unidades tidas como a mais moderna da América Latina. A iniciativa, referencial em pesquisa e desenvolvimento em soluções biotecnológicas voltadas ao mercado de biodefensivos agrícolas, nutrição, fármacos, é da Superbac, que mantém unidade em Cotia, SP, e em Medellín, Colômbia. É da estratégia governamental a diversificação industrial, nesse caso muito bem sucedida.

Efeitos

O impacto do fechamento provisório do pedágio, além da questão dos milhares de trabalhadores dispensados, atinge na questão do ISS a arrecadação municipal de diversas cidades num momento crítico de vacas magras.

Fora do alerta

Segundo a Fiocruz, o Paraná está fora da zona de alerta na pandemia, embora alterada sua posição no mapa de queda para a de estabilidade. Tivemos 461 mortes e 16.852 casos, Curitiba com 4 óbitos e 96 casos em 24 horas. A Covid matou mais de 100 mil profissionais de saúde, 741 dos quais paranaenses. Quanto às condições do tempo há o registro de que desde 2013 este ano o de 2021 é o de maior frio. Quanto às chuvas a primeira quinzena de outubro supera a média histórica. Temporais criaram problemas graves, entre os quais a derrubada de 1,2 mil postes, o que obrigou a Copel a reparar os danos.

Esmola

Greve em pelo menos três estados bloqueia o abastecimento dos postos de combustíveis, as ações mais fortes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O acúmulo de filas é uma das consequências da situação. A promessa de
R$ 400 aos caminhoneiros, feita por Bolsonaro para compensar a alta do diesel, é olhada como esmola e pelo jeito não funciona como compensação justamente diante da alta de custos operacionais.

Reação

Há reação no mercado imobiliário, e no Paraná houve uma alta de 6,8% no metro quadrado. Razoáveis as condições de Curitiba, Londrina e de cidades de porte médio. Há aí contribuição forte na questão da mão de obra e taxa de empregabilidade. No mutirão desses dias em Santa Felicidade a expectativa era de 1.100 vagas de emprego.

Folclore

Nacionalmente Bolsonaro e seus familiares estão enquadrados na CPI da Covid e internacionalmente estão vendo seu aliado e de Donald Trump, o estrategista Steve Banon, líder da ultradireita global, processado por desacato pela Câmara dos Representantes por ter se recusado a prestar depoimento e a cumprir intimações de busca de documentos no desdobramento da invasão do Capitólio.

Cabe agora ao Departamento de Justiça decidir se prossegue a ação criminal.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA