Voltamos ao culto do pequeno é belo que foi decantado pelo colunista Joelmir Beting décadas passadas. Governadores recentes do Paraná, dentre eles Requião e mais Beto Richa e agora Ratinho Junior, captaram essa marca do nosso desenvolvimento nas micro e pequenas empresas. Houve modificações estruturais, que se acentuaram com a pandemia, no que diz respeito a um quarto da força de trabalho na chamada "conta própria". Apurou-se que os pequenos empreendimentos criaram 42% das vagas de emprego. E justamente se captou que agosto foi o melhor momento de criação de empresas. Nos registros da Junta Comercial se abriam empresas a cada 38 horas. Nesse momento nas agências do trabalhador nós temos 3.527 vagas, apesar das previsões do câmbio de R$ 5,15 para 5,17 e o salto do IPCA de 7,27 para 7,58 no Focus do Banco Central.

Anvisa

A estatística é o forte da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ao interditar 16 milhões de doses da Coronavac e prometer monitorar os que as tenham usado. E assumiu no domingo a interrupção do jogo Brasil x Argentina sob alegada infração de normas sanitárias, inclusive com falsificação ideológica, por parte dos manos. Casos de Covid-19 no Paraná caem pela primeira vez em cinco semanas com registro de mortes crescentes. No Brasil tivemos 258 óbitos no domingo e 9.138 infecções em 24 horas. A coordenação continua falha e SP já teria aplicado 4 milhões de vacinas de lotes interditados pela Anvisa e começou ontem a aplicar a dose adicional nos idosos. A Pfizer sai na frente para terceira dose e nos seus planos aposta em imunização frequente. Ela programa uma produção de ao menos 2 bilhões de doses adicionais neste ano. Usa estratégia de marketing que aprendeu com Viagra.

No Paraná, região norte, há ao menos 4 cidades (Guaraci, Cafeara, Miraselva e Centenário do Sul) sem morte pela Covid desde junho. Em todo o estado quase um terço dos municípios está livre de óbitos desde agosto. É referência importante no caso dos municípios do setentrião apontar o zeramento da mortalidade pelos altos índices de vacinação.

Aparência

Movimento impressionante nos parques e nas praias, tanto aqui como em outras partes do país. No Ibirapuera, SP, o movimento é de verão e há uma fila de hora e meia por bicicleta. O tempo nublado em São Paulo, tanto no litoral norte como no sul, provocou retorno antecipado de viagem. Há afrouxamento de cuidados que podem redundar em retomada de casos da doença, hoje em queda.

Inflação

Segundo André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, um dos melhores momentos da economia brasileira, a inflação é oriunda da perda de legitimidade do Estado causada pela ofensiva autoritária do presidente da República. O economista é partidário de endividamento para financiar investimentos. Apesar das críticas do STF e até mesmo do centrão no sentido de que o golpismo irá prejudicar o governo, as bases de sustentação do bolsonarismo apostam nas sequelas do 7 de Setembro. A mistura dos símbolos nacionais com as ocorrências de hoje terão forte repercussão.

Amarras

Entre os problemas institucionais que o país vive no momento está a postura da Procuradoria-Geral da República, que continua sem apreciar pedidos de investigação contra Bolsonaro. Mesmo casos mais simples como o das suspeitas em torno do sistema eleitoral persistem sob trava.

Folclore

Um pouco de poesia não é alienação, como se dizia nos anos cincoenta e sessenta, mas necessidade imperiosa de quem está mergulhado num clima tóxico em relação aos manifestos de hoje. A televisão voltou a abordar o retorno dos guarás (a ave avermelhada que se alimenta de caranguejos) está no prefixo de Guaratuba e trata do pássaro e não do lobo, que está na geratriz do nome de Guarapuava. Guarás desapareceram do litoral paranaense e catarinense há quase um século (8 décadas, segundo os biólogos) e de repente voltaram. Já o guará-lobo, que foi ilustrar a nota de R$ 200, é mais provável vê-lo no campo ou no zoo do que na nota, afinal tão escassa,