A cada informe em dados macroeconômicos que mostram o Paraná com desempenho superior ao país (em casos específicos como o da indústria) repete-se aquele refrão do Beto Richa de que seríamos um exemplo, a despeito de a secretaria do Tesouro Nacional dar trombadas em nossas contas como infratores da Lei de Responsabilidade Fiscal. No momento em que se congelou o salário dos funcionários do Executivo, por três anos seguidos, percebeu-se a inutilidade do discurso político ante uma questão eminentemente técnica.

Na comemoração desta semana, em audiência pública, o secretário da Fazenda se referiu a um equilíbrio entre receitas e despesas que não tira a situação do atoleiro, haja vista o minimalismo do reajuste dos servidores, a falta de investimentos (a falha da projetada venda de ações do governo não executada), tudo sintetizado no PIB nacional de 1% e o do Paraná em 0,7%.

O fato é que estamos na série B da classificação do Tesouro Nacional. Até bem acompanhado por São Paulo, mas distante do Espírito Santo , o único da "A". Já as unidades quebradas como Rio, Minas e Rio Grande do Sul se alinham no grupo "D". Uma expectativa do grupo B é que a União os recompense por gestão mais cuidadosa, já que aqueles em situação deplorável foram atendidos com prioridade .

Vias exclusivas

Curitiba virou modelo até internacional de transporte coletivo (BRT e articulados) com suas vias exclusivas e já contabiliza oito, e em março deve contar com mais três. O articulado de Londrina, chamado de Superbus, está neste momento interditando trechos da Leste-Oeste para funcionar como corredor. A emergência criará, pelo menos durante um ano, dificuldades para moradores e comerciantes do entorno. Um dos maiores problemas, mesmo em vias exclusivas, é a baixa velocidade desenvolvida. Recente estudo em São Paulo mostrou que a velocidade média no sistema é de 16 km/h.

Dengue

O Paraná ganhou destaque em reportagens globais sobre a dengue. Os últimos boletins da Secretaria de Saúde indicaram que já houve 23 mortes e o total de casos confirmados é de 26 mil. Há 76.285 notificações em 325 municípios. O clima é de guerra e o risco está nos próprios quintais em descuido com acumulação de água em vasilhas de cães, plantas e lixo reciclável.

Estilo agressivo

Nunca tivemos um presidente que buscasse na coloquialidade um campo de agressão como o atual, Jair Bolsonaro. Já não há surpresa nem choque nessas atitudes. Pela frequência, quase diária, não dá para vê-la como expressão de autenticidade, conforme seus aliados, mas a adoção de um jeito de comunicar que encontra fácil reprodução nas redes sociais, embrião de radicalismo fanático. Há um público enorme aberto a essa forma ríspida de agir e é por ela que se dá o adensamento do fenômeno.

Fila crescente

A repercussão negativa da fila do INSS levou o governo mais a promessas do que a soluções e tanto que o número de benefícios está em queda nas respostas. Em setembro chegou a 1,1 milhão e recuou para 763 mil em dezembro. Em janeiro solicitações chegaram a 1,37 milhão.