O humor consolo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Luiz Geraldo Mazza
Quando Guevara falou que era preciso endurecer-se sem perder a ternura é pouco provável que se referisse ao humor, mas ontem a GloboNews, na abordagem da inflação, (1,25% em outubro, a maior para o mês desde 2002) imaginou atualizar valores referidos pela MPB e deu uma ideia do susto. Em 12 meses chegamos a 10,67% e estamos entre os três países mais inflacionados do mundo. Uma referência ao R$ 1,99, numa das músicas citadas, passou de R$ 3 no artifício da analogia. Nos EUA a inflação passou de 6% e é a mais aguda em 30 anos. Difícil fazê-lo, no caso brasileiro, com a melodia caipira que aludia ao mil réis: "Te dei vinte mil réis pra tirar 2 e 300// você tem que me voltar 17 e setecentos". Pode não aliviar a dor, mas a diversão é didática, educativa.
Transparência
O STF confirmou por 8 a 2 o entendimento da ministra Rosa Weber na condenação do orçamento secreto, o que cresce de importância no momento em que a PEC dos precatórios é aprovada por 323 a 172. Fixa-se o conflito entre poderes em torno das emendas secretas do relator. Agora a matéria vai ao Senado, mas a pendência persiste na tradição bem brasileira de opor o opaco absoluto à transparência e de evitar ações como as da Lava Jato nas propinas de bilhões, na prisão de políticos e empreiteiros e que ameaçava pegar todo mundo, sem exceção.
Pedágio
Em nome da transparência a Frente Parlamentar do Pedágio questiona o acordo no Paraná do DER e a Econorte, que ficou desobrigada de fazer um viaduto em Jacarezinho. O governo responde que tudo foi discutido em audiência na Justiça Federal com as partes envolvidas. Persiste a dúvida: e como fica a condenação de que as concessionárias atuais estão impedidas de participar da nova licitação?
Afrouxamento
Após dois meses de queda a Covid volta com força nas Américas, enquanto a Organização Mundial de Saúde alerta sobre a nova fase de contágio na Europa. Claro que isso destoa do clima da praça, que está prevendo para os primeiros dias de dezembro a liberação ao ar livre das máscaras em São Paulo, o que já é regra no Rio de Janeiro e nos estádios lotados de futebol. No Brasil a queda prossegue: 214 óbitos entre segunda e terça e 12.104 registros em 24 horas. Na capital há o menor número de casos ativos desde julho de 2020, foram vacinadas 1.554.036 pessoas. 98,6% dos municípios paranaenses adotaram isolamento social no ano passado. O que ocorre fora daqui deveria ser fator de cuidados.
Sequelas
Houve queda de 23% nos procedimentos do SUS na pandemia, chegaram a 900 milhões em atendimentos e ações. Só em cirurgias, por exemplo, o período pré-pandemia atendia 68,6 milhões, que caíram na pandemia para 31,9 milhões.
Presidenciável
A repercussão da assinatura da ficha do Podemos por Sergio Moro ainda não é suficiente para caracterizá-lo como a terceira força, posto que em seu discurso tenha atacado Lula e Bolsonaro. Da mesma forma que outros nomes cogitados, como os de Doria e Ciro Gomes, não parecem ter densidade eleitoral para esse papel. Mas como novidade, ao menos até agora, ninguém o supera, nem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. No jogo de braço dos precatórios Ciro Gomes marcou um ponto ao reverter votos de infiéis.
Emprego
As agências do trabalhador apostam nos resultados de três mutirões de emprego que programaram. O otimismo decorre das melhoras na disponibilidade de vagas, apesar do aspecto negativo do fato de as informais serem mais numerosas.
Darwinismo
A morte dos 172 flamingos do Parque das Aves em Foz do Iguaçu pela ação furiosa de onças (uns afirmam que eram apenas duas, uma delas filhote) é chocante, ainda que olhada como fatalidade, já que não houve até hoje ação contra humanos por exemplo.
Folclore
Nem sempre o Judiciário atende situações limite como a de 1955, quando se viu impelido a não aceitar que Carlos Luz, presidente da Câmara, assumisse no lugar de Café Filho, afastado por doença e isso pela intervenção dos generais Lott e Odílio Dinis. É bem mais grave do que a contenda de agora sobre o orçamento secreto, que não dá pra tirar de letra.

