O custo Brasil


Embora há muito tempo anunciada e esperada, a Ford encerra suas atividades no país e elenca as causas até mundiais da sua decisão, dentre as quais cita o custo Brasil, fator também referido pela oposição. Interpretação favorece teoricamente as tais reformas pretendidas, dentre elas, a fiscal. O Brasil está na UTI, ainda sem respirar por aparelhos, mas desarmado para reformas. São cem anos de convívio, dentre os quais o da Fordlândia na floresta amazônica. 


O parque automotivo brasileiro é centrado na deformação da Guerra Fiscal com estados e municípios gerando incentivos (espaços territoriais, estímulos tributários) para viabilizá-las e sem garantias para evitar sua fuga, como houve, pelo menos um caso, aqui no Paraná e agora se dá com a Ford. Agora, como se diz no futebol, o governo corre atrás do prejuízo. 


Atraso 

Há culpas estruturais na crise hídrica da Sanepar, entre as quais a do atraso em vários anos da barragem do Miringuava projetada para atender a demanda de 600 mil usuários. Ela pesa nesse momento em que todo o sistema é submetido a racionamento. E foi alvo de mais uma advertência formal do Tribunal de Contas. Tratamos como nobres nossas estatais e com o corpo fechado para críticas como se estivessem acima do sistema geral. 


Primeiríssimo

Embora ainda sem os números de dezembro, o Paraná lidera folgadamente o ranking de empregos, com 74.615, o segundo lugar é o Ceará, com 30.020, seguindo-se São Paulo com 29.713. Ratinho Junior, governador, celebra o feito das 216 Agências do Trabalhador, e frisa que pretende investir R$ 10,8 bilhões para sustentar a reativação da economia. Setores mais fortes foram a indústria (28.323), serviços (17.745) e comércio (9.887). 


Descontrole 

A inflação está aí revigorada em seu retorno: os 4,52% acima do centro da meta em quatro anos, ao lado da questão cambial, mostram que do azul caímos no vermelho. Entre os vilões o principal foi o óleo de soja, ao lado do arroz, feijão e batata. 


Vacina 

Pouco avançamos na questão das vacinas, com a Anvisa exigindo a documentação atrasada tanto do Butantan como da Fiocruz, a despeito dos números da crise, colocando sistema de UTIs e enfermaria em exaustão. Curitiba está com 1.111 casos e 21 mortes, Paraná com 11.663 casos e 19 óbitos, e o Brasil com 480 mortes em 24 horas e o acúmulo de 203.580 mortes (477 novas baixas entre domingo e segunda) e 8,133 milhões de infectados no geral. 


Mudanças  

Com a APP Sindicato alegando que não houve debate, a pasta da Educação reduziu na matriz curricular filosofia, sociologia e artes. Como isso vem ao lado da implantação dos 200 colégios Cívico-Militares, daria em condições normais interminável polêmica. O fato é que o governo toma iniciativas que mereciam maior reflexão e que não se fundassem apenas em razão de suposta eficiência, como é o caso da militarização, em que se alega que a evasão é 71% menor e o índice de reprovação 37,4% menor. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo