Com a decisão da Suprema Corte dos EUA cortando a prática de quase cinquenta anos que autorizava o aborto, mergulhamos no debate do tema em função do episódio da menina de 11 anos, estuprada, de Santa Catarina, que uma juíza proibiu a interrupção da gravidez. Ano passado foram registradas 1.556 internações de aborto na faixa entre 10 a 14 anos, das quais apenas 131 se deram com autorização legal. Há indicações de que em 2021 teriam sido estupradas 36 mil até 13 anos. Em média, 24 mil meninas por ano se tornaram mães desde 2010. Partos e abortos são mais frequentes entre as meninas do Norte e do Nordeste.

Ratinho e Moro

Pesquisa sobre tendências eleitorais colocou Ratinho Junior bem à frente e o ex-juiz Sergio Moro liderando a disputa do Senado.

Rússia dá calote

Pela primeira vez em um século a Rússia deu calote na dívida externa. Alega que fez os pagamentos, mas que as sanções adotadas contra ela a deixaram nessa condição passiva. O G7 intensificou novos bloqueios, dentre eles a compra do ouro. Mas a Rússia teve seu dia de mau caráter: bombardeou um shopping lotado na Ucrânia, matando 10 e ferindo 40.

Front

No Brasil 18 mil casos de Covid em 24 horas com a média crescendo pelo sétimo dia. No Paraná foram 3 óbitos e 2.337 infecções.

Desmatamento

Há a crença de que o governo brasileiro passará a não ser tão passivo na questão ambiental a partir de 2023 pelo fato de corrermos o risco de veto em nossas mercadorias por causa do desmatamento e que isso estaria fazendo com que a ação estivesse tão solta. Feliciano Almeida, CEO da MIchelin na América Latina, alertou que qualquer produto brasileiro pode ser barrado por questão ecológica.

Emprego

O governador do estado assinou os atos de convocação de 2 mil policiais e 400 bombeiros. Uma rede de supermercados entre segunda e quarta contrata servidores e há mais de 140 concursos, alguns com salários até R$ 28 mil.

CPI difícil

O governo mobilizou suas forças para impedir a CPI do MEC, cujo assunto não tem como evitar sua passagem no Judiciário e com as evidências de intervenção de Bolsonaro no caso da prisão de Milton Ribeiro, acusado por assessores de privilegiar os pastores. O rolo segue em função de apurações da Polícia Federal. Por exemplo, apurou que por 10 vezes o pastor Arilton e o ex-assessor Luciano se hospedaram no mesmo lugar, no hotel Grande Bittar.

63% na pior

Sondagem Datafolha mostra que 63% dos brasileiros dizem não ganhar o necessário e ter problemas financeiros. Maioria esmagadora sente o orçamento familiar perder o poder de compra.

Frango na frente

O consumo de aves em escala mundial vai chegar a 41% e prevê-se que o frango vai dominar consumo de carnes até 2030. Hoje o maior consumo é o dos Estados Unidos, com 17 milhões de toneladas, China com 15 milhões de toneladas e Brasil com 10 milhões de toneladas.

Lularam

Jantar com empresários e juristas rendeu cerca de R$ 3 milhões para a campanha de Lula. Lista reuniu 203 convidados e estão previstos mais três como esse de São Paulo no Rio de Janeiro e mais dois em Minas e no Nordeste.

Varíola dos macacos

A OMS descartou classificar a varíola dos macacos como emergência global de saúde, mas acentua que a rápida disseminação preocupa. No Brasil já há 17 casos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.