Uma piada, maldosa e ao estilo curitibano, foi feita ante a fotografia de Lula com o Papa: "quem é o cara de branco ao lado do ex-presidente?". O saque é antigo e se referia a um figurão da terra, presença diária nas colunas sociais, que gostava de aparecer até o dia em que ele foi ao Vaticano e houve essa legenda de que dos dois o curitiboca era o mais conhecido.

A direita chegou a ver no ato em si uma heresia prejudicial à igreja e não esqueceu de citar a "teologia da libertação", aquela do Leonardo Boff, na qual foi obrigado por Ratzinger, hoje um papa afastado, a silêncio obsequioso. Hoje é mais fácil o Boff aparecer com Lula, tantas as vezes que o esteve visitando na cadeia.

Visitar Sua Santidade e ser por ela abençoado, se não obriga pelo menos sugere que agora Lula faça afinal aquilo que vive negando: a necessária autocrítica como impulsão da humildade.

Reformas sob ameaça

Paulo Guedes não esgotou seu repertório de frases perniciosas como aquelas de comparar servidor público a parasita e de lembrar que dólar barato leva domésticas a Disneylândia. Se ele tem cotação para representar a escola de Chicago suas falas são desastrosas, apesar de na linha da provocação típica do bolsonarismo de raiz. Não dá para compará-lo nem com Delfim Neto e muito menos com Mário Henrique Simonsen como exemplo de figuras consulares que não se deram a descuidos do gênero. E muito menos com Roberto Campos, que era frasista tempo integral em favor das causas que professava.

Lamenta-se que além da desastrosa falta de articulação política, os pitacos frasísticos atinjam frontalmente a agenda reformista.

Empregotec

Já se admite que há espaço, entre jovens, para 600 empregos na área tecnológica, e amanhã na "Ópera de Arame", às 17 horas, haverá o início do programa "Primeiro Emprego em Tecnologia", com palestras de especialistas. Fruto de parceria entre a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Fundação de Ação Social, o 1º Empregotec oferece curso gratuito de programação de computação para jovens de 16 a 22 anos durante cinco meses e habilitará os melhores colocados como aprendizes por startups e empresas de tecnologia.

Futebolândia

Dois times do Paraná passaram à segunda fase da Copa Brasil: Operário de Ponta Grossa e o Paraná. Os demais, Tubarão, Coxa e Toledo, dançaram. Para aumentar a distância entre coxa e o rubro-negro paranaense só falta esse vencer o Mengo amanhã. Ficará com jeito de juízo final.

Mais Londrina

Desde os desvarios do Ama-Comurb, Londrina aparece com destaque nas questões judiciais e agora quem pintou na pauta da Lava Jato é o advogado Assad Janani por lavagem de dinheiro em denúncia contra ele e o doleiro Alberto Youssef na 13ª Vara Federal em Curitiba.

Delação gratuita

A delação contra os sete policiais de Londrina não tem o timbre de "premiada" porque partiu de um contrabandista passado para trás em desvio de cargas, já que os envolvidos entregaram só a parte menor para a Polícia Federal. O que é mais fácil contestar: a premiada ou essa?

Folclore

A primeira miss Brasil intelectualizada, Angela Vasconcellos, citou também como leitura "O pequeno príncipe" de Exupery e "A metamorfose" de Kafka, do homem que vira barata.