Da tradição que erigimos na ONU tivemos a presença de Osvaldo Aranha dentre os que militaram pela criação do Estado de Israel, mas também de muitos de nossos presidentes, como se dará hoje com Bolsonaro disposto a contestar o que se tem dito sobre o meio ambiente. No STF desde a manhã de hoje em andamento uma assembleia também para discussão sobre meio ambiente. Se discurso resolvesse, seríamos exemplo mundial. Nossos biomas se degradam, como exemplo o amazônico e o pantaneiro, este acumulando 16 mil focos de incêndio, aquele batendo recordes.

Código

Retomado ontem, agora na Câmara Federal, depois de muito emendado no Senado, o Código do Trânsito. Ele absorveu a questão dos pontos na CNH, agravou penas para quem dirigir bêbado, e isso se dá num momento em que o Paraná registra redução de mortes pelo terceiro ano consecutivo em acidentes de trânsito, melhora sensível desde 1991.

Uma causa

No legislativo estadual já está montada a frente pela depuração do pedágio no futuro contrato e há um movimento semelhante na bancada federal. O ideal seria um bloco voltado para o mesmo objetivo. Durante décadas houve a tapeação com molho de corrupção no sistema. Seria extrema burrice um repeteco.

A volta

Como a pandemia continua – e apresenta coisas novas como os 64 casos de reinfeção sob análise da USP - estamos às voltas com a retomada de aulas e a reabertura de estádios para futebol. No Rio Grande do Sul as aulas voltaram ontem, ainda que limitadas a cidades que estejam sob amarelo ou laranja. O debate persiste com a maior resistência de pais e mestres ante o risco de dispersão da Covid-19. No caso das aglomerações nos estádios o debate não é menor, e sanitaristas e infectologistas fazem alertas.

Difícil também está a questão do funcionamento das agências do INSS com a resistência dos médicos em darem aval aos locais de atendimento pelos riscos de contaminação. O governo endureceu e anuncia cortes de salários e atendimento obrigatório à vistoria em andamento.

Retomada

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná estimulou universidades estaduais (Londrina, Estadual do Norte e a de Ponta Grossa) a formularem soluções para a retomada da economia estadual e recebeu esses estudos e avaliações que apostam no resgate das microempresas e no investimento em novos produtos e serviços. A Seti vai ceder R$ 60 milhões para custear projetos de inovação e desenvolvimento.

Folclore

A criatividade dos repórteres do futebol e suas eventuais mancadas consolidam o estilo. É o repórter Mario Celso Cunha, imitando o Chacrinha com uma buzina, à voltas com o árbitro da partida a quem responde com buzinadas. Ou a do locutor anunciando a entrada do time do Água Verde como "o heroico e brioso clube hidroesmeraldino".